Mais Acessadas

Zenaldo Coutinho assume prefeitura neste domingo

Prefeito reeleito de Belém, vice-prefeito e 35 vereadores participam de solenidade


Por: O Liberal Em 31 de dezembro, 2016 - 10h10 - Pará

Foto: Cristino Martins/ O Liberal

Será realizada neste domingo, 1º de janeiro, a cerimônia de posse do prefeito reeleito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), do vice-prefeito, Orlando Reis (PSB), e dos 35 vereadores eleitos nas eleições de 2016. Às 15h, prefeito e vice participarão de uma missa em ação de graças, na Igreja da Sé (Catedral de Belém), celebrada pelo arcebispo metropolitano, Dom Alberto Taveira, e depois seguem para a Câmara Municipal de Belém (CMB), onde ocorrerá a solenidade de posse. As informações são da Agência Belém de Notícias.

A solenidade está prevista para começar às 17h30 no Plenário da Câmara Municipal de Belém. A partir das 15h, serão realizadas as sessões preparatórias para composição da mesa, eleição da nova diretoria e instalação da legislatura. Finalizada a cerimônia no plenário, o prefeito, já empossado, participará da cerimônia de investidura do cargo (termo usado quando não há transmissão de cargo), na área externa da CMB.

Zenaldo Coutinho é advogado, nascido em Belém, casado e pai de duas filhas. Em 2012 foi eleito prefeito da capital (2013/2016), com 56,61% dos votos válidos, e em 2016 reeleito para o segundo mandato (2017/2020), 52,33% dos votos válidos.

O vice-prefeito, Orlando Reis (PSB), já exerceu cinco mandatos consecutivos como vereador. O último foi conquistado nas eleições de 2012. Foi o primeiro presidente na história da Câmara a conseguir se eleger ao Executivo. É graduado em Administração e funcionário público concursado da Caixa Econômica Federal (CEF). Foi presidente da Câmara Municipal por duas vezes: 1999/200 e 2015/2016.

Ananindeua

O prefeito reeleito em Ananindeua, Manoel Pioneiro (PSDB), o vice-prefeito, Carlito Begot (PR) e os 25 vereadores eleitos para a Câmara Municipal tomam posse oficial, na tarde deste domingo, a partir das 16 horas, em cerimônia solene no auditório do Seminário São Pio X, localizado na BR-316, km 8.

A solenidade será presidida pelo vereador reeleito Carlos Correia Lima, o Carlúcio. Ele foi escolhido para presidir os trabalhos com base no regimento interno da Câmara de Ananindeua, que concede ao vereador mais antigo da Casa Legislativa a honra de conduzir a cerimônia.

Pela quarta vez Manoel Pioneiro exerce o comando da gestão pública à frente da Prefeitura Municipal de Ananindeua. Ele venceu eleição municipal em primeiro turno, quando obteve 55,64% dos votos, num total de 127.906 votos válidos.