Ver-o-Peso da Cozinha Paraense traz 'gringos' a Belém

Além dos espanhóis Pere Castells e Pere Planagumà, o festival terá a presença de Alex Atala


Por: Redação ORM News Em 27 de março, 2014 - 18h06 - Gastronomia

Divulgação

A 12ª edição do Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, um dos maiores eventos gastronômicos do Norte do Brasil, estreia a programação de 2014 com a confirmação da presença de um dos principais chefs do Brasil, Alex Atala, além da dupla espanhola que participa do Instituto Alicia, de Ferran Adriá, o chef Pere Planagumà e o cientista Pere Castells. Isto tudo a partir desta sexta-feira (28) ao dia 1º de junho, em vários pontos de Belém. 

O Festival foi uma criação do chef paraense, Paulo Martins - falecido em 2010 -, que participou da idealização de algumas das novidades do evento que serão implementadas este ano. A primeira é a fundação do Boteco Veropa, com petiscos de inspiração local, e a consolidação de projetos de turismo gastronômico.

Como o Pará é um dos únicos estados com uma cultura alimentar que aproveita todas as facetas da mandioca, a organização escolheu a raiz como tema do festival deste ano. De acordo com a diretora do festival, Joanna Martins, 'o objetivo é difundir o conhecimento histórico, científico, empírico e antropológico por meio de todos os sub-produtos da mandioca, como o tucupi, maniva, farinha d’água, goma, farinha de tapioca, manipueira, crueira, biju e carimã'.

Convidados - A cada edição, o Festival Ver-o-Peso recebe cozinheiros de diferentes cidades e especialidades para interagir com as matérias-primas, costumes, chefs, paraenses e visitantes. Eles dão aulas, visitam produtores e participam de jantares ao longo da programação. 

Entre os brasileiros, Alex Atala, do D.O.M – atualmente considerado o 6º melhor do mundo pela revista Restaurant – representa São Paulo ao lado de Jefferson Rueda (Attimo), Janaina Rueda (Bar Dona Onça), Henrique Fogaça (Sal Gastronomia e Cão Veio) e a nutricionista e consultora Neide Rigo. 

Do Rio de Janeiro vem Kátia Barbosa, do Aconchego Carioca, de Vitória (ES), Juarez Campos, do Oriundi, e de Belo Horinze (MG), Leandro Pimenta, do The Lab Gastronomia. 

Do Nordeste, virão os chefs Claudemir Barros, do Wiella Bistrô, de Recife (PE), e Don Fabrizio, do restaurante homônimo, de Arraial d'Ajuda (BA). Do Sul, participa a chef gaúcha Jussara Dutra. Da capital federal, vem Francisco Ansiliero, do Dom Francisco. 

O Norte será representado pela Dona Kalu, pesquisadora de culinária amazônica, que compartilha experiências de Roraima.

Programação:

01/05 a 01/06: Circuito Gastronômico

15/05 a 01/06: Exposição / Feira de Produtores (Boulevard Shopping)

28/05: Coquetel de Abertura do Festival (Remanso do Bosque)

29/05: Chef na Comunidade

           Fórum Técnico (Boulevard Shopping - Tema Mandioca)

           Boteco Veropa (Maricotinha) 

30/05: Chef na Comunidade

           Aulas Gastronômicas (Boulevard Shopping)

           Jantar Beneficente (Le Panoramique - AP) 

31/05: Aulas Gastronômicas (Boulevard Shopping)

           Jantar Popular das Boieiras (Fundação Curro Velho) 

01/06: Final do Concurso Chef Paulo Martins

           Chefs na Praça (Praça Batista Campos)

Serviço:

O Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense será realizado em Belém, de 28 de maio a 1º de junho de 2014. Mais informações: www.veropesodacozinhaparaense.com.br