Mais Acessadas

UFPA tentará não divulgar mais o listão aos sábados

A Universidade deve fazer esforços nos próximos anos para evitar que os sabatistas precisem adiar a comemoração


Por: Thays Silva (ORM News) Em 27 de janeiro, 2015 - 13h01 - Educação

A Universidade Federal do Pará (UFPA) pode mudar o dia de divulgação do listão do vestibular nos próximos anos. De acordo com a Universidade, a mudança se faz necessária para atender a solicitação de sabatistas que não podem acompanhar o resultado no sábado.

Segundo a assessoria da UFPA, na última quinta-feira (22), três candidatos sabatistas entraram em contato com a Universidade, solicitando alteração da data de divulgação. Entretanto, como já estava tudo programado, não havia possilidade desta mudança. O principal motivo para a data ter sido mantida foi o fato de que a lista de aprovados não poderia ficar guardada muito tempo após estar pronta. Ela deve ser divulgada o quanto antes por questões de segurança.

Fernando Silveira, calouro de Medicina (Foto: UFPA)

O 1º colocado no PS 2015, Fernando Silveira, calouro de Medicina, é Adventista do 7º Dia e não comemorou a aprovação no sábado. Ele recebeu uma ligação da Universidade informando a colocação e, mesmo contente com a aprovação, comemorou apenas após as 18h daquele dia.

A partir do ano que vem será feito um esforço para que o listão não seja mais divulgado aos sábados. De acordo com a UFPA, uma das formas de fazer isso é diminuindo a equipe que trabalha na apuração e preparo da relação de aprovados, fazendo com que ela fique pronta um pouco depois do que normalmente acontece.

A UFPA diz respeitar a diversidade das religiões e se preocupar em atender os sabatistas: 'As autoridades do Centro de Processos Seletivos (CEPS) da UFPA responsáveis pela divulgação do resultado vêm discutindo a possibilidade de, nos próximos anos, excluir os sábados como dias prováveis para a saída do Listão dos aprovados em processos seletivos, em respeito e consideração pelas diversidade das religiões dos candidatos e seus familiares. A Universidade, ao longo dos anos, preza o apoio a todos os envolvidos nos mais diversos certames realizados pela Instituição, procurando, sempre, melhorar no que for necessário, com relação ao atendimento à sociedade'.