Mais Acessadas

UFPA já tem datas definidas para o ano que vem

O Conselho Superior de Ensino aprovou o Calendário Acadêmico para o próximo ano


Por: Redação ORM News com informações da UFPA Em 26 de outubro, 2016 - 19h07 - Educação

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pará (Consepe/UFPA) aprovou nesta terça-feira (25), o Calendário Acadêmico de 2017. A proposta apresentada foi de duzentos dias para as atividades curriculares dos cursos de graduação em regime extensivo, distribuídos na sua metade entre o 2º e o 4º períodos letivos.

As atividades acadêmicas correspondentes ao 2º período serão realizadas de 20 de março a 18 de julho de 2017, excluindo os feriados de Paixão de Cristo (14 de abril), Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalho (1º de maio) e Corpus Christi (15 de junho).

Já o 4º período letivo terá início no dia 21 de agosto e término no dia 18 de dezembro de 2017, excluindo os dias de feriados, como Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro) e Proclamação da República (15 de novembro). Além dos feriados nacionais, constam ainda no Calendário Acadêmico os feriados específicos de cada localidade, indicados por cada Campus.

Período intensivo (intervalar) – Corresponde ao 1º período letivo, com 49 dias de atividades curriculares, que serão realizadas de 2 de janeiro a 27 de fevereiro. O 3º período terá 51 dias letivos, com início no dia 3 de julho e término no dia 31 de agosto, excluindo o feriado estadual do 15 de agosto, em comemoração à Adesão do Pará a Independência.

Outras datas – O Calendário Acadêmico de 2017 indica, ainda, as fases de Planejamento Acadêmico, de Colação de Grau e as etapas para a oferta das atividades curriculares e de matrícula. A Pró-reitora de Ensino de Graduação (Proeg) também incluiu os períodos para ajustes de oferta e de matrícula, o que resultou na superposição um pouco mais longa que o usual, entre os 2º e 3º períodos e do 3º com o 4º período. O Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC/UFPA) também solicitou a inclusão das fases de solicitação de aproveitamento de estudos e de trancamento de matrícula por parte do aluno.

No Calendário constam, ainda, dois períodos de abertura de Processo de Prescrição de Vaga, para alunos que ultrapassaram o tempo máximo estabelecido nos respectivos Projetos Pedagógicos dos Cursos, que são os dias 28 de maio e 26 de novembro. Em relação à Semana do Calouro, a programação ocorrerá de 13 a 18 de março de 2017.

Confira no link o calendário 2017 da UFPA: http://www.ascom.ufpa.br/links/hoje/Calend%C3%A1rio%20Acad%C3%AAmico%202017%20CONSEPE.pdf