UFPA convoca aprovados no Processo Seletivo Especial

Candidatos indígenas e quilombolas classificados no PSE-2/2016 devem agora entregar os documentos necessários para a efetivação do vínculo


Por: Redação ORM News com informações da assessoria Em 12 de abril, 2017 - 19h07 - Educação

A Universidade Federal do Pará (UFPA), através do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC), acaba de divulgar o edital de vínculo educacional referente ao Processo Seletivo Especial 2/2016 (PSE-2/2016), deste modo, convoca os candidatos indígenas e quilombolas classificados a realizarem a entrega de documentos necessários à efetivação do vínculo, o qual os habilita para se matricular nas faculdades. Acesse aqui o edital para saber quais documentos devem ser entregues e quais os locais, datas e horários para a entrega.

Na semana passada, a UFPA divulgou seu último listão do vestibular 2017. Assim, a instituição dá a boa-notícia da aprovação para 355 calouros do Processo Seletivo Especial 2/2016 (PSE-2/2016), que ofertou 704 vagas e selecionou 45 estudantes indígenas e 310 quilombolas. Confira o Listão aqui ou no endereço www.ceps.ufpa.br.

Para 2017, a UFPA ofertou 352 vagas para estudantes indígenas e outras 352 para estudantes quilombolas, o equivalente a duas vagas extras em cada um dos cursos de graduação disponibilizados para o vestibular anual, conforme a Política de Ações Afirmativas da instituição.

Inicialmente, foram 107 indígenas inscritos para disputar 72 vagas, enquanto foram registradas 1.947 inscrições de estudantes quilombolas para 316 vagas disponíveis. Após as duas etapas do concurso, um total de 63 indígenas e 1.317 quilombolas continuavam na disputa e, destes, 355 foram aprovados.

Segunda opção aprova 60 Candidatos 

A principal novidade do vestibular indígena e quilombola da UFPA para ingresso em 2017 foi a oferta da segunda opção de curso, ou seja, no momento da inscrição os candidatos puderam indicar um segundo curso que desejavam cursar.

Ou seja, “após preencher as vagas disponíveis e gerar o Listão de Classificados, onde houve registro de vagas não preenchidas, o Ceps utilizou a segunda opção dos candidatos em uma espécie de “segunda rodada” de preenchimento de vagas. Ao todo, entre os 60 classificados, 44 quilombolas e 16 indígenas foram aprovados a partir deste novo mecanismo”, anuncia Arquimimo Almeida, assessor especial do Ceps/UFPA.

Serviço:

Convocação dos candidatos classificados

Confira aqui o edital ou no site ciac.ufpa.br

Listão do Vestibular Indígena e Quilombola da UFPA

Confira o resultado aqui ou no site ceps.ufpa.br