Mais Acessadas

Início da Trasladação está previsto para 18h

Quinta procissão da festividade deve reunir 1,3 milhões de fiéis


Por: Redação ORM News com informações da Diretoria da Festa de Nazaré Em 08 de outubro, 2016 - 16h04 - Círio

Foto: Reprodução/ TV Nazaré

Logo mais, por volta das 17h30, a história do achado de Nossa Senhora de Nazaré começa a ser contada pela 224° vez. A Trasladação lembra o momento em que, segundo a tradição, a imagem encontrada pelo caboclo Plácido, às margens do rio Murucutu, é levada para ficar sob a vigilância dos guardas da Província, na região onde, hoje, fica a igreja da Sé. Segundo a tradição, de lá, a imagem desaparecia milagrosamente, à noite, voltando ao local inicial, que atualmente abriga a Basílica Santuário.

A procissão faz, de modo inverso,  praticamente o mesmo caminho do Círio. A Trasladação sai do Colégio Gentil Bittencourt, após a missa celebrada pelo arcebispo de Belém, D. Alberto Taveira, que teve início às 16h30. Em paralelo à realização da missa, a Diretoria da Festa de Nazaré organiza a procissão, com o estendimento da corda, que, assim como a da grande procissão de amanhã, possui 400m de comprimento.

Este ano, a berlinda da Trasladação será decorada por Paulinho Morelli. Diferente do que ocorre no Círio, na procissão do sábado à noite não há carros de anjos ou de promessas, o que não prejudica a beleza da romaria, que soma à fé das pessoas o espetáculo dos fogos de artifício durante várias homenagens pelo seu trajeto. Nessa noite, dezenas de jovens atuam como evangelizadores da Corda, dando apoio aos promesseiros.

Percurso: (3,7 Km). Inicia em frente ao Colégio Gentil Bittencourt, segue pelas avenidas Magalhães Barata, Nazaré, Presidente Vargas, Boulevard Castilho França, Portugal e contorna a Praça do Relógio até chegar à Sé, no bairro da Cidade Velha.

A Festa de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém. ​