Mais Acessadas

Texto da reforma será apresentado na próxima semana

Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que as mudanças na proposta devem preservar os ganhos fiscais ao país.


Por: O GLOBO Em 10 de abril, 2017 - 12h12 - Economia

Foto: Divulgação

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta segunda-feira (10) que há expectativa de que o texto do relator da reforma da Previdência seja apresentado na próxima semana. Ele defendeu a importância de que as mudanças em curso na proposta inicial do governo preservem o ganho fiscal para o país.

Segundo Meirelles, o deputado Arthur Maia (PPS-BA), relator do projeto, “pretende apresentar o relatório na próxima semana para ser votado na Comissão Especial da Previdência. Aí sim será encaminhado para votação em plenário nas próximas semanas”.

Além de destacar a importância da reforma previdenciárias com seus impactos no longo prazo, Meirelles defendeu que ela precisar ser feita o quanto antes para assegurar a retomada do crescimento do país. “Tem que se aprovar a reforma o mais rapidamente possível de maneira que as expectativas continuem melhorando e que a economia continue crescendo, como já tem dado sinais”.

O ministro manteve o discurso de que a reforma da previdência é indispensável para a saúde fiscal do país. “A evolução dos benefícios previdenciários e assistenciais é impagável no futuro”, afirmou em seu discurso.

Ao citar exemplos de outros países, Meirelles disse que algumas nações só discutiram mudanças em seus sistemas previdenciários quando já não havia mais o que ser feito. Segundo ele, em alguns casos foi necessário cortar o pagamento de aposentadorias. “Mais importante que discutir se a pessoa vai se aposentar aos 58, 59 ou aos 65 [anos], é essencial discutir se todos vão receber a aposentadoria”, destacou Meirelles.