Mais Acessadas

TCE abre exposição de barcos de miriti em saudação ao Círio

"Canoas de Promesseiros 2017" reúne 18 barcos com plus tecnológico da UFPA.


Por: Portal ORM com informação de O Liberal Em 02 de outubro, 2017 - 11h11 - Círio

Cristino Martins

Como saudação ao Círio e homenagem à Virgem de Nazaré, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/PA) abriu, ontem à noite, a exposição “Canoas de Promesseiros 2017”, na sede da avenida Quintino Bocaiúva com a avenida Nazaré. São 180 barcos feitos por artesãos de Marituba nos lagos do hall da entrada da sede do TCE, inspirados na Romaria Fluvial.

“Esse é um projeto que aproxima a instituição do Círio. Vem expressar a nossa fé em Nossa Senhora, e também a nossa intenção de rogar suas bênçãos e participar das homenagens que ela recebe nesse período do ano”, afirmou a presidente do TCE/PA, conselheira Lourdes Lima.

A exposição foi criada por proposição do conselheiro Nelson Chaves, aprovada por unanimidade pelo Pleno do TCE-PA. 

O bispo auxiliar de Belém, dom Antônio de Assis Ribeiro; o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, e o presidente do Tribunal de Justiça do Pará, desembargador Ricardo Ferreira Nunes, participaram da abertura da exposição. “Eu parabenizo o Tribunal de Contas por valorivar uma das dimensões do Círio de Nazaré”, enfatizou dom Antônio Ribeiro.

A exposição ganhou, este ano, beleza e tecnologia. Em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), barquinhos e itens de miriti receberam a tecnologia paraense chamada “miritônica”, iluminados com fitas de LED coloridas. Dez barquinhos têm motores e um pequeno computador, podendo ser controlados via “Bluetooth”. Esse sistema possibilita a interação do público por meio de  smartphones. A mostra pode ser conferida até o final da quadra nazarena.