Sete dicas preciosas para que seus calçados durem mais

Aqueles feitos de camurça, couro ou tecido merecem uma atenção especial


Por: Bolsa de Mulher Em 11 de setembro, 2015 - 15h03 - Moda

No geral, uma boa limpeza após o uso e o cuidado na hora de guardar no armário podem fazer o sapato durar mais. Mas você sabia que aqueles feitos de camurça, couro ou tecido merecem uma atenção especial? Conheça 7 dicas preciosas de sapateiro para que seus calçados durem mais tempo:

Limpo e arejado

Em primeiro lugar, sempre, em qualquer circunstância, limpe o calçado antes de guardá-lo no armário. Um pano limpo e seco para tirar a poeira já faz  diferença. Mas se algo molhou ou marcou o calçado, é melhor reduzir a chance de a mancha se tornar permanente. Além disso, sempre após usar um tênis ou sapato fechado, de couro, é interessante deixá-lo fora do armário, em local ventilado para arejar. Isso evita a proliferação de fungos e bactérias que também são responsáveis pelo chulé.

Descanso pro sapato

Crie o hábito de intercalar os sapatos. Usar um mesmo par por mais de dois dias seguidos pode deformá-lo. Se não abre mão do salto, mas costuma caminhar, faça a troca já no local. Andar sobre calçadas esburacadas e irregulares estragam o solado e podem deformar e até fazer quebrar a ponta do salto.

Couro hidratado

Limpe os calçados de couro com flanela seca. A água pode danificar o material. No entanto, assim como a sua pele, o couro também precisa de hidratação com o passar do tempo. Aplique condicionador ou hidratante e deixe o sapato respirar em uma área arejada e longe do sol, pois isso ajuda a aumentar a vida útil do couro.

Camurça protegida

Ao contrário do couro que resiste bem à água da chuva, seu sapato de camurça corre riscos quando é exposto a líquidos. Para protegê-lo, invista em um spray impermeabilizante para prevenir eventuais manchas. Se ele já está desbotado, aposte numa solução renovadora para minimizar as manchas.

Por que tecido?

Calcados de tecido tendem a ser mais delicados. Se não puder evitar, faça opção por tonalidades escuras e invista em impermeabilização. E sempre que possível, deixe-o fora da caixa para evitar que crie manchas por ficar muito tempo guardado.

Tênis querido

Trate seus tênis com o mesmo cuidado que os sapatos altos. Limpe-os com uma escovinha úmida e evite produtos que possam desbotá-los ou causar danos nas partes emborrachadas. Outro erro bastante comum é colocá-los diretamente na máquina de lavar roupas.

Tamanho único

Nunca empreste seus calçados. Por mais que suas amigas usem o mesmo tamanho, a forma do pé, assim como a pisada, são diferentes. Isso pode deformar sapato ao ponto de comprometer o conforto e saúde da sua caminhada.