Mais Acessadas

Seminário sobre ética empresarial chega a Belém

Palestrantes especialistas em ética e no combate à corrupção se reúnem com empresários da construção civil amanhã (11)


Por: Redação ORM News com informações da assessoria Em 10 de abril, 2017 - 19h07 - Negócios

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realiza nesta terça-feira (11), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), o seminário “Ética e Compliance para uma Gestão Eficaz”, que tem a organização do Sindicato da Indústria da Construção do Pará (Sinduscon-PA). 

O evento tem como objetivo disseminar as ferramentas disponíveis para fortalecer mecanismos internos de controle nas empresas, assim como indicar normas de conduta que tornem mais difícil a prática de desvios. “Vamos levar ao nosso público alguns cuidados necessários no ambiente de negócios e disseminar pontos que achamos importantes para que se fechem janelas de oportunidade de corrupção”, afirma José Carlos Martins, presidente da CBIC.

Procurador da República no Estado do Pará, Ubiratan Cazetta, é um dos palestrantes do evento. (Foto: Reprodução)

Na ocasião, a CBIC vai apresentar em Belém o Guia de Ética e Compliance da construção civil, formado por documentos que trazem as mais atuais premissas e iniciativas de compliance, que é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades de uma instituição ou empresa. O Guia apresenta uma série de documentos que apontam o que pode ou não ser feito no relacionamento empresarial com o poder público e outros atores.

Para o vice-presidente do Sinduscon-PA, Alex Dias Carvalho, o seminário de capacitação em ética é importante para que o setor da construção assuma o protagonismo em torno dos debates sobre o tema. “O nosso país atravessa um momento de grandes transformações e, desta forma, faz-se necessário debatermos sobre éticade modo que nós, do setor da construção civil, exerçamos protagonismo a esse processo de mudança e de reencontro do Brasil ao rumo certo do desenvolvimento responsável”, disse Carvalho.

O seminário e a apresentação dos documentos são o desfecho de um trabalho iniciado em 2015, em paralelo às discussões em torno da lei anticorrupção no Congresso Nacional, quando a CBIC decidiu atualizar as informações disponíveis e formular um arcabouço mais moderno nessa área para a construção civil.

Foto: Guilherme Kardel

Palestrantes confirmados:

  • Leonardo Barreto, Cientista político, Promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais e Mestre em Direito Privado;

  • Gesner Oliveira (foto ao lado), Economista, Sócio da Go Associados e Professor do Departamento de Planejamento e Análise Econômica Aplicados à Administração da Escola de Administração de Empresas de São Paulo; 

  • Ubiratan Cazetta, procurador-geral da República no Ministério Público Federal do Estado do Pará,  mestre em Direitos Humanos pela Universideade Federal do Pará e professor da Escola Superior de Magistratura do Estado do Pará

  • Roberto Livianu, presidente do “Instituto Não Aceito Corrupção”Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da USP e promotor de Justiça da Procuradoria de Interesses Difusos e Coletivos do Ministério Público do Estado de São Paulo.

Serviço:

Ética e Compliance para uma Gestão Eficaz

Data: 11/04 (terça-feira), das 8h30 às 12h

Local: Auditório Albano Franco

Endereço: Travessa Quintino Bocaiuva, n° 1588, térreo – Nazaré- Belém/PA

Mais informações:

Coordenação de Comunicação Social do Sinduscon-PA – (91) 3241-8383 e 98194-1563 

Assessoria de Comunicação Social da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) –  (61) 3327-1013