Mais Acessadas

Romaria em Castanhal reúne milhares de fiéis no domingo

A manhã nublada não desanimou os romeiros, que caminharam por oito quilômetros


Por: Redação ORM News com informações de assessoria Em 17 de outubro, 2016 - 09h09 - Círio

A manhã do último domingo (16) foi marcada pela devoção Mariana na cidade de Castanhal, nordeste paraense, com a realização da XVIII Romaria, que teve a participação de mais de 300 mil fiéis em homenagearam Nossa Senhora de Nazaré. A procissão percorreu oito quilômetros da Igreja Matriz de São José até a pequena capela Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, na vila do Apeú. A manhã nublada não desanimou os romeiros que participaram da missa campal na frente da Catedral, celebração que foi presidida pelo Cardeal de São Paulo, Dom Odilo Scherer. O cardeal ficou impressionado com a devoção do povo amazônico. “É muito bonito o amor fervoroso do povo pela mãe Maria. Ela que é a Mãe da Misericórdia, que intercede por nós sem nunca nos abandonar”, disse.

Foto: Arquimimo Cardoso

O bispo da Diocese de Castanhal, Dom Carlos Verzeletti enfatizou a festa que já se tornou uma tradição em todo o nordeste paraense. “Fique junto de sua família, experimente a beleza do encontro ao redor da mesa, o pai ou a mãe abençoem o almoço de hoje, façam uma prece, uns dando as mãos aos outros, pedindo a mãe de Jesus que acompanhe e sustente o amor e a fé em seu lar”, destacou Dom Carlos.

A programação da Romaria começou em agosto, com as peregrinações nas casas em preparação para a festa. No sábado a imagem peregrina percorreu todos os bairros de Castanhal em carreata que só terminou às nove e meia da noite, com a cerimônia de troca do manto.

Durante toda a semana continua a programação religiosa com celebrações e confissões. A festividade também tem o arraial com shows de artistas locais e venda de comidas típicas. Toda renda será direcionada para os projetos sociais e obras de toda a Diocese.