Rock alternativo paraense aposta em produções inovadoras

“Payback – Contos de Vingança” anuncia outras novidades que os três grupos paraenses reservam para este semestre


Por: Com informações da assessoria de comunicação Em 14 de abril, 2016 - 20h08 - Música

As bandas Blind For Giant, Sokera e Blocked Bones tem mais coisas em comum do que participarem da cena atual de rock alternativo de Belém. A amizade entre os integrantes fez surgir o projeto “Payback – Contos de Vingança”, onde cada um dos grupos protagoniza um videoclipe que, juntos, funcionam como um curta-metragem. A série de vídeos ambientada em Belém do Pará conta histórias que ora se completam ora fazem parte de um mesmo universo, explorando temas como hipocrisia, preconceito e vingança. O lançamento de “Payback” será feito nesta sexta-feira, 15 de abril, no Old School Rock Bar, às 19h. A entrada é gratuita até 23h. 

O projeto foi criado pelo fotógrafo e filmmaker paraense Wilson Velasco, que já havia produzido e dirigido clipes para a Bling For Giant e Blocked Bones. A vontade comum nas bandas de apresentar imagens para músicas inéditas fez com que o projeto de unificasse e surgisse uma proposta de desenvolver um só trabalho. As músicas escolhidas foram “Hey You” da Blocked Bones, “Goela” do Sokera e “Zeitgeist” da Blind For Giant, canções que passeiam por um mesmo universo de crítica social, abordando discursos de ódio e outros elementos nocivos na sociedade. Esta foi a base pra construção de histórias inspiradas em filmes de vingança, perseguições policiais e que retratam sociopatias.

“Eu acho que cada uma das histórias lida com o tema da vingança de uma forma diferente. Os dois grandes desafios do projeto foram os mesmos de qualquer produção independente: falta de tempo e grana. Daí tudo é uma corrida contra o tempo onde a gente tá se virando como pode pra trazer o resultado que a gente quer, mas sem o aparato e as condições ideais pra isso. No fim das contas, o resultado acaba valendo a pena e a gente aprende muito com os erros e as dificuldades do processo”, explica o diretor de “Payback”, Wilson Velasco, que se inspirou em parte da filmografia dos cineastas americanos Quentin Tarantino e Martin Scorsese.

No âmbito musical, o hardcore da Sokera, o stoner rock da Blind For Giant e a textura garageira da Blocked Bones oferece variedade de sonoridade rock para a cena paraense e para o projeto, que é visto pelas bandas como uma oportunidade de movimentar suas carreiras de forma criativa, mas também apresentar ao público alternativo novas formas de compartilhar música. “É uma estratégia de cooperação e gambiarra. Foi simplesmente a melhor decisão que a gente poderia tomar dentro dos nossos recursos e das possibilidades que tínhamos no momento. Esse método de fazer tudo por conta própria em cooperação com outras pessoas não nos é estranho em um meio que a gente depende tanto do ‘Faça Você Mesmo’ e de união de objetivos pra que tudo aconteça. Sem isso, talvez o Sokera nunca tivesse saído nem dos primeiros ensaios”, declara o vocalista da banda de hardcore, Zé Lucas.

PROJETOS

“Payback – Contos de Vingança” anuncia outras novidades que os três grupos paraenses reservam para este semestre. A Blocked Bones, que acabou de lançar um pré-release de seu primeiro disco, também apresenta imagens para “Hey You”, um dos singles que integra o álbum “Animals” que será lançado em maio. A Blind For Giant está no mesmo caminho, lançando neste projeto o single “Zeitgeist”, que faz parte do primeiro disco do power trio, com previsão de lançamento para este semestre. A partir de “Payback”, a Sokera aproveita para divulgar um calendário intenso com mais videoclipes, participações especiais em programas de televisão, calendários de shows com turnês especiais e mais atividades pro ano todo. “Vejo essa estratégia como uma ótima oportunidade de chamar atenção do público local. Aqui não existe valorização da cena autoral, e eu acho que a baixa qualidade das nossas produções ajuda a fortalecer a ideia de que nada que o Pará faz, no âmbito independente, presta. É uma puta aposta que a gente espera que dê certo”, opina Allan Souza, vocalista da Blind For Giant.

O lançamento oficial do projeto “Payback – Contos de Vingança” terá entrada gratuita a partir de 19h, até 23h, com exibição dos videoclipes, pocket shows e bate papo com a produção dos vídeos. O lançamento online será feito na segunda-feira, 18 de abril, nas páginas do Facebook das bandas, com um site especial.

SERVIÇO

Lançamento do projeto “Payback – Contos de Vingança” – videoclipes das bandas Blind For Giant, Blocked Bones e Sokera

15/04, sexta-feira, às 19h

Old School Rock Bar – Av. Wandenkolk, esquina com a Tv. Antônio Barreto - Umarizal

ENTRADA GRATUITA