Mais Acessadas

Resultado final das eleições está previsto para às 19h

Mais de cinco milhões estão aptos a ir às urnas hoje no Estado


Por: O Liberal Em 02 de outubro, 2016 - 08h08 - Eleições

Foto: ORM News

Milhões de eleitores vão às urnas hoje (2), em todo o País, escolher os próximos prefeitos e vereadores de suas cidades. Com o nono maior eleitorado brasileiro, o Pará tem 5.509.941 pessoas aptas a votar. A votação começa às 8h e vai até 17h. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará, a previsão é que a totalização dos votos saia por volta das 19 horas. Em Belém, a apuração ficará concentrada no Hangar, enquanto nos outros municípios será feito nos cartórios eleitorais.

Para este pleito, houve um corte de quase 32% Orçamento apresentado pelo TRE, que propôs R$ 29.231.481,00, mas teve aprovados apenas R$ 19.994.333,00. O Tribunal conseguiu mais alguns valores suplementares, que ainda ficaram aquém do planejamento inicial. Por isso, promoveu alguns ajustes para viabilizar o processo eleitoral nos 144 municípios do Estado, como a adoção de estratégias de contratação da logística de armazenamento e de transporte de urnas menos onerosas. Em relação à despesa de pessoal, houve uma definição de limites mensais de pecúnia em retribuição ao serviço extraordinário prestado, dentre outras medidas.

No Pará, 1.396.992 eleitores utilizarão o sistema biométrico, em 22 municípios: Capanema, Peixe-Boi, Ananindeua, Marituba, Barcarena, Capitão Poço, Castanhal, Paragominas, Curuçá, Terra Alta, Afuá, Bragança, Tracuateua, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Ponta de Pedras, Primavera, São João de Pirabas, Quatipuru, Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos. Treze deles utilização o sistema pela primeira vez este ano.

Nestas eleições, três municípios paraenses podem ter segundo turno. Além de Belém e Ananindeua, Santarém entrou na lista de cidades com possibilidade de turno extra. Para este ano, os Cartórios Eleitorais do Estado receberam mais de 20 mil pedidos de registro de candidatura. Está nas mãos do eleitor a escolha dos políticos que irão ocupar os 144 cargos de prefeito e 1.724 de vereador disponíveis no Estado.