Mais Acessadas

Resultado da eleição sai até às 18 horas de domingo

Estrutura para a apuração no Hangar já começou a ser montada


Por: O Liberal Em 29 de outubro, 2016 - 10h10 - Eleições

O Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará (TRE/PA) começou a montar ontem, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, a estrutura que será utilizada para monitoramento e apuração do segundo turno das eleições 2016, em Belém. Pela manhã, houve a montagem dos gradis e das estruturas elétrica e de logística.

Foto: Fábio Costa (O Liberal)

À tarde, começaram arrumações envolvendo mobiliário e equipamentos de informática. Os trabalhos devem ser concluídos hoje à tarde. "A gente está até mais adiantado que no primeiro turno e dois dias são suficientes para montar tudo isso", disse Eduardo Sousa Araújo, assessor de planejamento estratégico e gestão do TRE/PA.

Das onze zonas eleitorais da capital paraense, dez terão a junta apuradora montada no Hangar. A outra ficará em Icoaraci, abrangendo ainda Mosqueiro, Outeiro e Ilha de Cotijuba. "Praticamente todo o Tribunal vem pra cá, desde a parte técnica, juízes...", disse Araújo. 

Por esse motivo, a Justiça Eleitoral deve levar ao Hangar equipamentos de informática com sistemas eleitorais, telões para divulgação de resultados e outros equipamentos necessários para o trabalho de apuração e monitoramento. No piso superior do Hangar, salas serão reservadas para a parte administrativa e órgãos de segurança. Os trabalhos de montagem e arrumação tiveram início às 9 horas da manhã de ontem. 

Ao todo, Belém tem 304 locais de votação e 251 deles terão pontos de transmissão, com 2.500 Boletins de Urnas sendo transmitidos simultaneamente - no primeiro turno eram 186 pontos de transmissão. Com esse aumento, o Tribunal Regional Eleitoral espera agilizar ainda mais a apuração e divulgar o resultado do pleito na capital paraense até as 18 horas. Isso foi possível porque a cidade é a única do Estado que terá segundo turno, o que possibilitou que o TRE concentrasse todos os seus esforços apenas em Belém nessa fase da eleição. "Essa eleição deve ter uma apuração bem mais rápida", prevê Araújo.

No Pará, Ananindeua e Santarém também tinham possibilidade de segundo turno, mais os candidatos eleitos conseguiram mais de 50% dos votos venceram no primeiro turno. Em Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL) e Zenaldo Coutinho (PSDB) estão na disputa pelo cargo mais alto do Poder Executivo Municipal. A votação do segundo turno das eleições 2016 será no domingo, de 8h às 17 horas.