Mais Acessadas

Recírio encerra Círio de Nazaré nesta segunda-feira

Dia começa com a subida da imagem de Nossa Senhora de Nazaré ao Glória, na Basílica Santuário


Por: Redação ORM News Em 23 de outubro, 2016 - 15h03 - Círio

A  224ª edição do Círio de Nazaré será encerrada nesta segunda-feira (24), a partir das 5h30 da manhã, quando a Basílica Santuário de Nazaré estará, mais uma vez, lotada de fiéis. A Imagem Original, encontrada por Plácido nos idos anos de 1700, será reconduzida ao ponto mais elevado do alta mor da Igreja, o monumento do Glória. Durante mais de duas semanas, a imagem, que no século XVII sumia e reaparecia às margens de um rio, esteve perto dos católicos, no presbitério neoclássico da Igreja.

Foto: Tarso Sarraf/O Liberal

O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, irá retirar do nicho a coroa e o manto pontifício que a imagem recebera na década de 1950, do então Papa Pio XII. Em seguida, ele retira a Imagem, que é conduzida, por primeiro para o Glória, seguida pelo manto e pela coroa. As luzes do monumento serão acesas e a redoma em que a imagem fica será fechada. De lá, ela só sairá em Maio, por ocasião da celebração do mês mariano e aniversário de elevação da Basílica à categoria de Santuário.

Ao fim da cerimônia, terá início, na Praça Santuário, a Missa do Recírio, prevista para as 6h, que será presidida por Dom Alberto Taveira. A celebração antecede a procissão mais curta e antiga da Quadra Nazarena: o Recírio, quando a imagem de Nossa Senhora de Nazaré será colocada em um andor e conduzida pela Diretoria da Festa de Nazaré num trajeto de, aproximadamente, 700m até o Colégio Gentil Bittencourt. É quando é encerrada a festidade de Nazaré de 2016.