Projeto qualifica comunidades da Ilha de Cotijuba

O objetivo é que os moradores comecem a pensar em negócios para atuarem na própria comunicade.


Por: Redação ORM News com informações da Agência Pará Em 20 de março, 2017 - 14h50 - Pará

Inicia nesta segunda-feira, 20, a terceira etapa do projeto de qualificação profissional em Hospitalidade Turística, na Ilha de Cotijuba, para atender as comunidades de Poção e Fazendinha. Promovido pela de Estado de Turismo (Setur), o primeiro curso é o de Administração em Empreendimentos Comunitários, que será ministrado de 20 a 24 de março, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), na Igreja Evangélica Assembleia de Deus da Comunidade do Poção, no horário de 9h às 15h.

A finalidade é que os alunos comecem a pensar em um plano de negócios para atuação na comunidade, sendo trabalhada a autoestima deles quanto empreendedores. O curso propõe o progresso da atividade turística no local, assim como a formação de trabalhadores independentes financeiramente. O curso, assim como todo o plano, visa qualificar os moradores dessas comunidades para melhor receber o turista que chega em nosso estado, e também oferecer uma oportunidade para conquista de espaço no mercado.

Além do curso de Administração em Empreendimentos Comunitários serão oferecidos outros quatro, todos integrantes do projeto de Hospitalidade Turística, para capacitação dos moradores das comunidades tradicionais e das unidades de conservação e entorno. O plano foi dividido em três etapas: Sensibilização, Capacitação e Gestão de Negócios.

Na primeira etapa, Sensibilização, foram ministradas palestras sobre Introdução ao Tursimo. Na segunda etapa foi a Capacitação, composta pelos cursos de Camareira e Panificação Básica, ambos pelo Senar, e o Cozinha Brasil, pelo Serviço Social da Indústria (Sesi). Já a terceira etapa, Gestão de Negócios, iniciada com o curso de Administração em Empreendimentos Comunitários, terá ainda os cursos de Qualidade no Atendimento, Educação Ambiental, Educação Fiscal e Manipulação de Alimentos, além de palestras sobre financiamento, no mês de maio.