Mais Acessadas

Projeto de teatro abre inscrição para terceira idade

As atividades fazem parte da Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) em parceria com o Centro da Terceira Idade Palácio Bolonha.


Por: Redação ORM News Em 28 de março, 2017 - 14h02 - Pará

O projeto “Teatro, Memória, Música e Poesia na Melhor Idade” está com inscrições abertas até o dia 10 de abril para um encontro onde serão trabalhados exercícios corporais, vocais, técnicas de desinibição, integração e interpretação por meio de jogos dramáticos e teatrais. A atividade faz parte da Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com o Centro da Terceira Idade Palácio Bolonha.

O projeto busca trabalhar com a linguagem teatral no terreno social e comunitário, para pessoas da melhor idade, sem a intenção de formar atores/artistas. No entanto, pretende-se utilizar o teatro como um recurso na compreensão das subjetividades dos idosos, a partir da encenação de suas lembranças, inventando uma maneira exemplar de falar sobre o passado. E assim, mostrar a importância da utilização da linguagem artística em trabalhos sociais, com o intuito de manter viva a memória e promovendo o bem estar dos participantes em uma atividade lúdica e prazerosa, com resultado artístico em seu final.

Nos encontros, serão trabalhados exercícios corporais, vocais, técnicas de desinibição, integração e interpretação através de jogos dramáticos e jogos teatrais. Os jogos e as improvisações teatrais irão desenvolver a criatividade, raciocínio, memória e socialização. Nesse projeto o grupo descobrirá suas potencialidades, expressará seus conteúdos de vidas, transmitirá suas histórias e ampliará sua leitura de realidade, com o intuito de ajudar o idoso a vencer os preconceitos.

“Teatro, Memória, Música e Poesia na Melhor Idade” foi criado ano passado, e já atendeu cerca de 30 idosos. A partir da inserção deles no projeto, foi notado a melhoria da qualidade de vida deste faixa etária, potencializando a sua emancipação.