Projeto Cultura audiovisual anuncia roteiros contemplados

A iniciativa vai possibilitar investimentos na cadeia produtiva do audiovisual, com aquisição de equipamentos, produção de cenário e figurino


Por: Redação ORM News Em 25 de novembro, 2014 - 08h08 - Festival de Cinema

Uma rede de comunicações do estado deve anunciar hoje, terça-feira (25), os projetos contemplados ao edital 'Cultura de Audiovisual' paraense. O anúncio será feito durante um café com o Armando Bulcão, doutor em Comunicação Audiovisual e Publicidade pela Universidade Autônoma de Barcelona e professor da Universidade de Brasília (UnB); Maurice Capovilla, ator, roteirista, produtor e cineasta; e Jonas Brandão, diretor de animações.

Lançado no último mês de agosto, o Edital Cultura de Audiovisual vai destinar R$ 3 milhões a produções independentes nos gêneros ficção, documentário e animação. Resultado de uma parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), o edital é uma iniciativa inédita de estímulo ao audiovisual paraense.

De acordo com a coordenadora do edital, Indaiá Freire, a iniciativa vai possibilitar investimentos na cadeia produtiva do audiovisual, com aquisição de equipamentos, produção de cenário e figurino, além de aperfeiçoamento dos profissionais. “É uma oportunidade ímpar de empreendedorismo audiovisual, que irá movimentar o mercado paraense”, observa.

Todos os projetos deverão ter finalidade comercial e poderão ser vendidos para emissoras de tevê fechadas. Desta forma, o Edital Cultura de Audiovisual estimula o cumprimento da Lei da TV Paga, que prevê o aumento da produção nacional independente na grade das emissoras fechadas. 'Ao incentivar essa produção, o edital coloca o Pará no cenário da produção audiovisual nacional', explica Indaiá, acrescentando que iniciativas semelhantes estão sendo realizadas em outros Estados brasileiros, como Acre, Amapá, Bahia e também no Distrito Federal.