Projeto busca pesquisar sobre sexualidade de gêmeos.

Nesta primeira etapa, a iniciativa cadastra voluntários que desejam contribuir com o estudo.


Por: Redação ORM News com informações da UFPA Em 04 de abril, 2017 - 13h01 - Educação

Um projeto do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento (PPGNC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Laboratório de Estudos Avançados em Psicologia Evolucionista (Leape), busca  pesquisar sobre a sexualidade de irmãos gêmeos.

Nesta etapa do projeto, o objetivo é conseguir cadastrar voluntários que desejem contribuir com o estudo. Os interessados em participar devem ter 18 anos ou mais e contatar a equipe responsável, por meio do e-mail projetogemeosufpa@gmail.com, ou pelos telefones (91) 3201-8478 e (91) 98163-7850.

Os voluntários responderão a um questionário com duração de 15 minutos, o qual é entregue pelo pesquisador, nos locais e nos horários de acordo com a preferência e a disponibilidade dos participantes. Os gêmeos não precisam se identificar, ou seja, o questionário é anônimo. Caso os voluntários não possam participar presencialmente, há a participação online.

“Os estudos sobre orientação sexual possuem grande relevância social, para diminuir preconceitos e amenizar diferenças de valores entre os padrões heterossexual e homossexual”, conta a pesquisadora Flávia Brandão.

O estudo ainda é exploratório no Brasil, mas demonstra extrema importância para o campo científico, podendo proporcionar um modo eficaz para estimar a influência relativa da hereditariedade e do ambiente na determinação dos comportamentos, em virtude das similaridades genéticas e de ambiente compartilhado.