Mais Acessadas

Procissão da Festa preserva outra tradição no Círio

Homenagem foi iniciada em 1881 e todos os anos tem novo itinerário


Por: O Liberal Em 20 de outubro, 2016 - 08h08 - Círio

Foto:  Ary Souza / O Liberal (arquivo)

A santa padroeira da Amazônia, Nossa Senhora de Nazaré, será saudada neste domingo (23) com a tradicional procissão dos fiéis pelas rua da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré. A Procissão da Festa terá programação a partir das 7 horas, na Igreja de Santo Antônio Maria Zaccaria, na Rua Boaventura da Silva esquina com a Travessa Nove de Janeiro. Na igreja, haverá missa solene a ser presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, com Alberto Taveira. A missa antececerá a saída da procissão, agendada para as 8 horas. 

A caminhada em homenagem à Nossa Senhora terá um itinerário de dois quilômetros até a Praça Santuário. A manifestação de fé contará com a participação de paroquianos dessa e outras comunidades relacionadas à Paróquia de Nazaré, administrada pelo padre Giovanni Incampo.

O primeiro registro dessa romaria é do século XIX. A tradição que teve início em 1881 tem o percurso alterado a cada ano para abranger todas as comunidades que integram a paróquia. O andor que conduzirá a Imagem Peregrina será decorado por Wando Nascimento.

O trajeto da Procissão da Festa terá saída da Igreja Santo Antonio Maria Zaccaria e seguirá pela Travessa Três de Maio, Avenida Governador José Malcher, Avenida Generalíssimo Deodoro e Avenida Nazaré.