Mais Acessadas

Presidente do México diz que país não pagará por muro

Em sua conta no Twitter, o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, lamentou o decreto firmado por Trump


Por: Portal ORM com informações do G1 Em 26 de janeiro, 2017 - 09h09 - Mundo

O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, lamentou o decreto firmado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para a construção de um muro na fronteira entre os dois países e prometeu defender os imigrantes mexicanos nos EUA. Em vídeo publicado na sua conta pessoal do Twitter, publicado na madrugada desta quinta-feira (26), o presidente afirmou que o país não arcará com os custos do muro proposto por Trump. 

Foto: Reprodução/Twitter

"Lamento e reprovo a decisão dos Estados Unidos de continuar com a construção de um muro que há anos, distante de nos unir, nos divide. O México não acredita nos muros. Já disse várias vezes, o México não pagará nenhum muro", declarou Peña Nieto. Em resposta ao decreto de Trump, Peña Nieto também declarou que os 50 consulados mexicanos nos EUA se converterão em autênticas defensorias dos direitos dos imigrantes e assumiu a responsabilidade de cuidar e defender os interesses do México e dos mexicanos.

Na mensagem, o presidente não citou a viagem que tem programada na próxima terça-feira (31) aos Estados Unidos, quando se encontrará com Trump. O decreto de Trump foi assinado no momento em que uma delegação mexicana, liderada pelo chanceler Luis Videgaray e pelo ministro da Economia, Ildefonso Guajardo, estão nos EUA para dialogar com o novo governo em Washington e negociar a visita de Peña Nieto ao vizinho.