Mais Acessadas

Presidente da Fifa espera usar árbitro de vídeo no futebol

Ideia é que recurso seja adotado na Copa do Mundo da Rússia Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/esportes/presidente-da-fifa-espe


Por: O Globo Em 22 de novembro, 2016 - 14h02 - Futebol

Foto: : AFP PHOTO / FABRICE COFFRINI

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, disse nesta terça-feira que espera que o uso do árbitro de vídeo para decidir lances polêmicos do futebol seja adotado a partir da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Em entrevista ao jornal francês “Le Parisien”, o dirigente suíço reconheceu que não acreditava muito no sucesso da nova tecnologia, mas mudou de ideia.

- Espero que tenhamos a arbitragem de vídeo para o Mundial de 2018. Eu era bastante cético porque temia que o vídeo tivesses um impacto na fluidez do jogo. Mas, diante dos testes, me dei conta de que esse não era o caso - disse Infantino.

A International Board, órgão que determina as normas do futebol, havia autorizado em março os testes em partidas durante dois anos.

Alguns países testaram a tecnologia, como Estados Unidos, Alemanha, Austrália, Itália, Holanda Portugal e o Brasil. Todos receberam apoio de suas federações locais e seus campeonatos nacionais.

- Multiplicaremos os testes durante dois anos e em março de 2018 decidiremos. Espero que haja arbitragem com vídeo no Mundial de 2018.

O árbitro de vídeo só poderá ser usado em quatro situações de jogo: gol marcado, cartão vermelho, pênalti e erro sobre a identidade de um jogador na marcação de um árbitro.