Mais Acessadas

Pista do aeroporto Val-de-Caes fica interditada até às 12h

Interdição está causando problemas, atrasos e desvios de voos.


Por: Redação ORM News Em 24 de fevereiro, 2017 - 10h10 - Belém

Foto: Cesar Perrari

Atualizada às 14h16

Um problema no aeroporto de Belém causou o fechamento da pista principal desde a tarde de ontem. A interdição aconteceu por volta das 15h30 e gerou problemas e atrasos. A Infraero, que administra o aeroporto, informou que ocorreu uma “desagregação do asfalto” - uma espécie de descascamento da pista. Por conta disso, a pista principal do aeroporto teve de ser fechada. De acordo com informações da empresa, a pista foi liberada às 11h50.

De acordo com a Infraero, mesmo com o fechamento da pista principal a pista auxiliar permaneceu operacional para pousos e decolagens. Apesar disso, o voo Latam 3170, que vinha de Fortaleza e pousaria em Belém, foi desviado para São Luis. Outro voo da Latam, JJ3555, com destino a São Paulo, sofreu atraso de duas horas. A empresa informou que estava prestando assistência aos passageiros, e que todas as decisões visavam garantir a segurança dos voos.

Apesar do atraso de mais de três horas para chegar em Belém, o empresário Joares Prates, de 56 anos, não reclamou. O voo, programado para sair de Manaus às 14h40, somente decolou às 17h40, horário que deveria estar chegando à capital paraense. Joares desembarcou em Belém às 21h. “O importante é chegar bem e com segurança. Não adianta ficar reclamando. O importante é todos fazerem a sua parte”, disse ele. Como não tinha compromissos, Joares não teve prejuízos, mas disse ter ficado mais cansado devido ao tempo maior de viagem.

Para este período do Carnaval, o Aeroporto Internacional de Belém espera 107.676 passageiros, até o próximo dia 6 de março - número 3% maior que o registrado no Carnaval do ano passado, segundo a Infraero. Em períodos de maior movimentação, a Infraero informou que reforça o monitoramento dos aeroportos sob sua administração e faz a manutenção preventiva de equipamentos como esteiras e pontes de embarque. 

Até hoje, o aeroporto receberá passageiros e usuários em ritmo de Carnaval: é o Projeto Desembarque na Folia, que aproveita o período carnavalesco para relembrar as marchinhas que marcaram época. Iniciado na última quarta-feira, o projeto é comandado pela banda de música do Comando Geral da Polícia Militar. Os alunos da Escola Nossa Senhora de Fátima, localizada no entorno do aeroporto, também participarão da folia. Para o superintendente do aeroporto, Fábio Rodrigues, o ambiente aeroportuário não pode ficar afastado da manifestação. “Essas apresentações são um presente da Infraero para o público usuário de Val-de-Cans, para que já entrem no clima dessa época tão representativa da nossa cultura”, disse.