Mais Acessadas

Pará ganha vaga extra na Série D do campeonato brasileiro

Medida faz parte do planejamento para deixar a competição com 48 clubes, ao invés de somente 40


Por: Redação ORM News Em 15 de março, 2016 - 16h04 - Série D

Foto: Akira Onuma

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) decidiu aumentar a quantidade de clubes na Série D do campeonato brasileiro a partir deste ano de 2016. Como consequência, o Pará ganhou mais uma vaga e, portanto, terá três participantes no certame. 

A informação foi confirmada pelo diretor de competições da FPF (Federação Paraense de Futebol), Paulo Romano, que adiantou qual deve ser o critério utilizado para preencher a vaga: 'Vamos utilizar a classificação geral como quesito e, para isto, faremos um adendo ao regulamento do campeonato paraense', disse. 

Desta forma, além do Águia, que foi rebaixado da Série C de 2015, o Pará terá o dois melhores tirando Paysandu e Remo na quarta divisão do nacional. Vale destacar que, se um destes concorrentes vencer a Taça Estado do Pará (2º turno do campeonato), o mesmo já ficará com uma das vagas.

A escolha dos estados de onde viriam estas novas agremiações aconteceu através do Ranking Nacional de Federações. Também por este critério foi determinada a quantidade de clubes por estado. Além do Pará, ganharam uma vaga extra Minas Gerais, Ceará, Rio de Janeiro, Alagoas e Rio Grande do Norte. São Paulo recebeu mais dois representantes.

O formato de disputa também mudou. A partir de agora, os clubes será divididos em quarteto por 12 grupos. Os dois melhores de cada chave, além dos oito melhores entre os terceiros colocados entrarão na competição em caráter eliminatório até a grande decisão.