Mais Acessadas

Oscar Pistorius paga fiança e vai aguardar sentença em casa

Velocista paralímpico seguirá em prisão domiciliar até abril de 2016


Por: Lancenet! Em 09 de dezembro, 2015 - 08h08 - Atletismo

Foto: AFP

O sul-africano Oscar Pistorius poderá aguardar em prisão domiciliar a divulgação de uma nova sentença pelo assassinato de sua ex-namorada, a modelo Reeva Steenkamp. Nesta terça-feira, a Justiça do país anunciou para 16 de abril de 2016 a definição do caso.

Para conseguir o benefício, o velocista pagou fiança de 10 mil randes (cerca de R$ 2,5 mil). Tudo aconteceu após a Suprema Corte de Justiça da África do Sul aceitar um pedido da promotoria local de enquadrar o astro em homicídio doloso (com intenção de matar), em vez de homicídio culposo.

Pistorius seguirá na casa de um tio em Pretória, capital do país, e só poderá se locomover em um raio de até 20 km de seu domicílio legal. O velocista tem direito a deixar a casa entre 7h e 12h todos os dias.

Após cumprir dez meses de prisão, o que corresponde a um sexto da pena de cinco anos, ele pôde deixar o regime fechado, de acordo com o que determinam as leis sul-africanas. A pena para homicídio doloso no país é de no mínimo 15 anos.

Pistorius faturou um ouro em Atenas (GRE), em 2004, na prova dos 200m, e três em Pequim (CHN), em 2008, nos 100m, 200m e 400m. Em Londres (ING), em 2012, ele se tornou o primeiro atleta paralímpico na história a competir com pessoas sem deficiência em uma edição de Jogos Olímpicos.