Mais Acessadas

ONU pede que Israel pare de construir colônias

Resolução foi apresentada nesta sexta-feira pelo Conselho de Segurança da entidade


Por: G1 Em 23 de dezembro, 2016 - 16h04 - Mundo

O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta sexta-feira (23) uma resolução que pede que Israel pare de construir colônias em territórios palestinos.

O projeto de resolução exige que "Israel cesse completa e imediatamente todas as atividades dos assentamentos nos territórios palestinos ocupados, incluindo Jerusalém oriental".

A resolução foi apresentada nesta sexta para o Conselho por Nova Zelândia, Malásia, Venezuela e Senegal. O texto foi aprovado por 14 votos a favor. Os Estados Unidos, alidao de Israel, se abstiveram. Uma resolução similar foi vetada pelos Estados Unidos em 2011.

É a primeira resolução que o Conselho de Segurança adota sobre temas relacionados ao conflito entre israelenses e palestinos em cerca de 80 anos, segundo a Reuters.

A ONU e grande parte da comunidade internacional consideram ilegais todas as colônias nos territórios ocupados por Israel, e estimam ser um obstáculo para a paz entre palestinos e israelenses.

As Nações Unidas exortaram Israel diversas vezes a acabar com a colonização, mas tem constatado o ressurgimento da construção de casas nos territórios palestinos nos últimos meses.