Núria Juelma representa Asbep com fantasia Xica da Silva

Criação é de Eduardo Pantoja, coreografia de Ruy Fernando


Por: Portal ORM Em 03 de fevereiro, 2018 - 00h12 - Rainhas

Foto: Ivan Duarte/O Liberal

A angolana Núria Juelma Stélvia de Carvalho Afonso, de 21 anos, veio representando a Associação Desportiva e Recreativa dos Funcionários do Banpará (Asbep). Com a fantasia "Xica da Silva - de escrava à rainha no esplendor do carnaval”, Núria foi a 17ª a desfilar.

Escrava que virou senhora dos diamantes ao se envolver com João Fernandes de Oliveira, Fracisca da Silva foi uma mulher forte que enfrentou a sociedade e a igreja pra ser aceita na nobreza. 

“Se o título vier, vai ser maravilhoso. Eu vou estar representando o meu país, de onde eu vim e fazendo o que eu quero”, destaca Núria, que usou roupas em cores prata, vermelho e branco.

O corpo da fantasia remete ao luxo dos diamantes que Xica ostentava nos bailes da corte. Na cabeça, uma peruca aos moldes franceses usada somente por mulheres nobres e nas mãos um leque. O resplendor traz referências à igreja que Xica enfrentou em ascensão à nobreza. Também traz referências à arquitetura barroca as joiais usadas por ela. Os pés descalços mostram as raízes africanas de Xica.

A criação é de Eduardo Pantoja e coreografia de Ruy Fernando. Cabelo e maquiagem de André Ramos.