Mais Acessadas

Nova versão já está disponível para as 12 romarias

Em qualquer trecho das romarias é possível localizar a berlinda com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré


Por: Redação ORM News com informações da Agência Pará Em 27 de setembro, 2016 - 23h11 - Círio

Foto: Antônio Silva/Ag. Pará Em seu quinto ano de funcionamento, o aplicativo "Kd a Berlinda?", desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), volta a monitorar as 12 romarias da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré em 2016. A nova versão inclui várias funcionalidades de performance, que mesmo sem visualização geram maior satisfação para o usuário.

Para Lourenço Monteiro, diretor de Desenvolvimento de Sistemas da Prodepa, as inovações são necessárias porque as redes são ampliadas e os aparelhos celulares estão cada vez mais desenvolvidos. ‘Temos otimizado cada vez mais o aplicativo para usar em cima das novas tecnologias, não só de conexão de dados de redes, mas também dos aparelhos novos, para que o aplicativo fique mais preciso e rápido’, informa.

Todo o layout da aplicação foi reformulado, em termos de interface com o usuário. “Esta mudança foi feita para facilitar o uso, para que mais pessoas utilizem, tornando ainda mais viável essa utilização”, completa Lourenço Monteiro.

Tempo real - Como serviço de utilidade pública, a ferramenta tem sistema georreferenciado, em que as coordenadas da berlinda são capturadas por GPS em tempo real e transmitidas pela rede  para um servidor. Em um site web (www.kdaberlinda.pa.gov.br), acessível por qualquer dispositivo móvel ou computador, é possível acompanhar o trajeto percorrido. Utiliza aplicações ajustáveis, que se adaptam ao tamanho da tela. A página é acessada com todas as suas funcionalidades, independentemente do dispositivo utilizado - computador, tablet ou celular.

Disponível em três plataformas: Android, IOS (Iphone e Ipad) e Windows Phone, o “Kd a Berlinda?”é considerado um aplicativo nativo. É possível fazer o download direto da loja dos aplicativos para o celular, sem nenhum custo, e com um ícone já abrir direto no mapa para visualizar onde está a berlinda. Já são mais de 26 mil downloads nas três plataformas.

O serviço estará disponível a partir do Traslado para Ananindeua, a primeira romaria, na sexta-feira (7), prosseguindo nas demais procissões do sábado (8): a ida para o distrito de Icoaraci, a Romaria Fluvial, a Motorromaria e a Trasladação; e no domingo (09), no Círio. Nas outras seis romarias realizadas após o Círio também haverá o monitoramento: a Ciclo Romaria, a Romaria da Juventude, a Romaria das Crianças, a Romaria dos Corredores, Procissão da Festa e o Recírio.