Mais Acessadas

Natura é reconhecida como uma das empresas mais éticas

Fabricante brasileira se destaca em premiação do Ethisphere Institute


Por: Redação ORM News Em 20 de março, 2014 - 17h05 - Negócios

A Natura foi reconhecida como uma das empresas mais éticas do mundo pelo Ethisphere Institute, no prêmio “As Empresas mais Éticas do Mundo em 2014” na categoria “Fabricante de Produtos de Consumo”. Por meio de questionários, avaliação de documentos e entrevistas com executivos, a premiação analisa cinco categorias para formação do “quociente ético” das empresas. São elas: programa de compliance, reputação, liderança e inovação, governança corporativa, cidadania empresarial e cultura da ética.  

A empresa se destacou por unir iniciativas relevantes em todas essas áreas. A companhia, por exemplo, revisou o código de conduta, o qual passou a contemplar 16 temas prioritários que esclarecem os limites das relações com os seus diversos públicos. Para tanto, disponibilizou treinamento para guiar as ações dos seus colaboradores, além de manter processos internos que visam identificar atos não condizentes com os valores da companhia.

Em continuidade às ações implantadas pela Natura para reafirmar o comportamento ético está um conjunto de atividades para adaptação à Lei Anticorrupção, regulamentação sancionada em 2012 para coibir atos ilícitos na condução de negócios. Alguns exemplos são a maior abrangência no mapeamento de riscos, além da criação de procedimentos mais rígidos nas concorrências para seleção de fornecedores e contabilização de pagamentos.