Mais Acessadas

Na UFPA, mais de 60% dos aprovados são cotistas

A maioria dos ingressantes são alunos da rede pública de ensino


Por: Redação ORM News com informações da Universidade Federal do Pará (UFPA) Em 04 de fevereiro, 2017 - 11h11 - Educação

Este ano, 107.597 pessoas se inscreveram para participar do principal concurso para ingresso na Universidade Federal do Pará (UFPA). E na manhã deste sábado, 4 de fevereiro,  6.172 estudantes foram aprovados no Processo Seletivo da instituição.

A Universidade oferece vagas em 179 cursos de graduação, localizados em vinte cidades do Estado. Do total, 77 vagas de cursos de licenciaturas ofertados fora de Belém não foram preenchidas. A Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFPA (Coperps) estuda qual a melhor forma de reofertar as oportunidades em um novo processo seletivo.

E entre os mais de 6 mil calouros, 67,10% dos aprovados conquistaram a vaga pelo Sistema de Cotas da UFPA. A maioria dos ingressantes da reserva de vagas é aluno da rede pública de ensino, autodeclarado preto, pardo ou índio e pertence a famílias de baixa renda.  Em seguida aparecem os estudantes da rede pública de ensino. Somam-se a eles ainda 82 candidatos aprovados na reserva de vagas para pessoas com deficiência (PcDs).

Por outro lado, também foram aprovados 2.030 candidatos pela chamada Demanda Aberta, por meio da qual qualquer estudante pode se candidatar às vagas. Eles representam 32,90% dos calouros 2016. Este ano a UFPA manteve o sistema de cotas inalterado.

Além disso, a maioria dos candidatos aprovados continuam sendo alunos paraenses. Eles representam 98,83% dos calouros 2017, ou seja, 6.100 estudantes.

Matrícula

Os calouros do Processo Seletivo 2017 da UFPA devem ficar atento as datas e informações sobre os documentos que devem ser entregues no ato da matrícula.

Antes da divulgação do listão, o Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (Ciac) publicou o edital com todas as orientações para quem acabou de se tornar universitário e, para alguns, o registro na universidade acontece ainda em fevereiro. Os estudantes devem acessar a página do Ciac e conferir o edital de habilitação e o material necessário, além de ficarem atentos, já que cada curso possui data, local e horário específicos.

Os alunos que se inscreveram nos cursos que iniciam em abril, nos cursos extensivos que começam no segundo período letivo da universidade, serão os primeiros a apresentar os documentos.

A universidade mantém um sistema para o registro das informações dos calouros, o Cadastro Online do Calouro (COC), que está disponível no endereço coc.ufpa.br. Os estudantes que preencherem o sistema corretamente poderão emitir no próprio site a lista com a documentação a ser entregue.