Mais Acessadas

Missa marca abertura oficial do Círio de Nazaré

Após celebração, luzes dos arcos e da fachada da Basílica serão acesas, às 19h


Por: O Liberal Em 03 de outubro, 2017 - 10h10 - Círio

Uma missa presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira, abrirá oficialmente a 225º edição do Círio de Nazaré, hoje (3), às 18 horas, na Basílica Santuário de Nazaré. Ao final da missa, por volta das 19h, a Diretoria da Festa, o Clero, os convidados e representantes do Governo do Estado, da Prefeitura de Belém, patrocinadores e apoiadores oficiais do Círio se posicionarão em frente à Basílica de Nazaré para aguardar o momento em que as luzes dos tradicionais arcos e da fachada da igreja serão acesas e Dom Alberto declarará oficialmente aberta a Festividade Nazarena de 2017.

Na sequência da abertura, na Praça Santuário, haverá a apresentação da Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais. Quem estiver no local também poderá conferir gratuitamente a exposição Mini Círio, com 10 mil peças de miriti em miniatura que contam a história da grande Romaria do Círio. A exposição fica aberta até sexta-feira, 6, e tem a curadoria de Darcilene Batista.

A solenidade de abertura continuará na Casa de Plácido. Na ocasião, as instituições e empresas apoiadoras e patrocinadoras do Círio 2017 receberão homenagens, como diplomas de reconhecimento e broches exclusivos do Círio, pela contribuição para a realização da Festividade. Nesta ocasião, também, ocorrerá a premiação dos vencedores do XXIII Concurso de Redação do Círio. Este ano, o primeiro lugar foi conquistado por um aluno da rede pública: Marcos Amaro, da Escola Ullysses Guimarães. O segundo lugar foi de Júlia Guerreiro, do Ideal Militar e o terceiro, de Camilla Bahia, da Escola Santa Catarina de Sena. Tanto os alunos quanto seus respectivos professores serão premiados.

A Festa de Nazaré é uma realização conjunta entre a Arquidiocese de Belém, a Basílica Santuário de Nazaré, a Diretoria da Festa de Nazaré, o Governo do Estado do Pará e a Prefeitura de Belém. São patrocinadores oficiais do Círio 2017: Armazém Paraíba, Belágua, Bradesco, Centrão Telecom, Claro, Dufry, Grand Mercure Hotel, Gráfica Aquarela, Guaraná Cerpa, Hydro, Hospital Portal Dias, Ita Park, Reicom, Unimed Belém. As empresas Celpa, Eletronorte e Unama são apoiadores máster. Os apoiadores oficiais do Círio são: Affa Engenharia e & Arquitetura Ltda, Agência Eko, Albano Martins Advogados, Alucar locadora de veículos, Armazém Auto Serviços, Café Santa Clara, Ceape Microcrédito e Desenvolvimento, CS Belém Odontologia Especializada, Doceria Amorosa, Escritório Dr. Antônio Pereira, Faepa/ Federação do Comércio, Laboratório Beneficente de Belém, Latam, Logos Turismo, Lotus Administração, Marko Engenharia, Máxima Segurança, Polaris, Pomme D’or, Posto Tamandaré, Quadra Engenharia, Rommanel, Simineral, Studio Novitá, Transcidade (Cidade Limpa) e Ultragaz.