Mais Acessadas

Missa do Mandato 2017 abre peregrinações

Arcebispo de Belém abençoou as imagens que vão percorrer 100 mil casas nas peregrinações


Por: Portal ORM Em 25 de setembro, 2017 - 15h03 - Círio

O arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira, lembrou na noite de hoje (28), na homilia da celebração da Missa do Mandato na Basílica Santuário de Nazaré, a responsabilidade dos dirigentes de peregrinação durante as visitas marianas que antecedem o Círio. Dom Alberto disse, na igreja lotada de fiéis, que a pregação da Palavra de Deus tem que ser condizente o modo de viver e servir a Deus. Ele também lembrou que a Igreja comemora hoje o Dia de Santo Agostinho, um dos mais expressivos convertidos pelo Evangelho graças às lágrimas de seu mãe,  Santa Mônica. 

"Deus sempre escuta nossas orações, ouve nossas súplicas, está atento às nossas necessidades", disse o arcebispo. A Missa do Mandato, também chamada de Missa do Envio, abre oficialmente as peregrinações. Mais de 100 mil casas, empresas e repartições públicas vão acolher as imagens de Nossa Senhora durante as vistas em preparação ao Círio 2017. 

As peregrinações de preparação ao Círio começaram em 1972, por iniciativa do padre Giovanni Incampo, atual pároco de Nazaré, e que participou da Missa do Mandato ao lado de 18 bispos do Regional Norte II. Na cerimônia, o arcebispo abençoou as imagens de Nossa Senhora que irão percorrer os lares, e diante da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, a mesma do Círio, presidiu a Consagração de Nossa Senhora.

Dom Alberto Taveira disse que os bispos do Regional Norte II quiseram começar a reunião deles em Belém no dia da Missa do Mandato por entenderem que a devoção a Nossa Senhora de Nazaré não é só dos paraenses, mas envolve outros lugares fora do Estado.

"Ser batizado, ser membro da Igreja quer dizer também ser missionário, ser enviado, sair com um mandato de Nosso Senhor para evangelizar, especialmente neste ano. Com o tema do Círio, "Maria, Estrela da Evangelização", nós reconhecemos em Nossa Senhora de Nazaré aquela mocinha simples de Nazaré que assumiu a sua missão, a sua responsabilidade, participou do anúncio, do testemunho da Boa Nova.Queremos que Nossa Senhora conduza os irmãos e irmãs que vão sair pela nossa cidade e vão levar a Boa Nova do Evangelho, conduzidos por aquela que é mãe-mestra, a Virgem Maria", salientou dom Alberto.

 "As imagens são ícones da presença mariana na Igreja, uma realidade tão forte que está na raiz do povo paraense. Por isso, esta noite do Mandato é uma grande alegria, é a certeza de que o Círio deste ano será mais uma vez preparado neste grande evento evangelizador que são as peregrinações", completou o arcebispo metropolitano.