Marituba realiza a II Feira do Livro nesta semana

Evento começa hoje no Ginásio Poliesportivo e são esperadas 70 mil pessoas em seis dias


Por: O Liberal Em 28 de novembro, 2016 - 09h09 - Dicas: livro e DVD

De hoje (28) ao dia 3 de dezembro, está sendo realizada a II Feira do Livro do município de Marituba, evento realizado no Ginásio Poliesportivo da cidade, que reúne editoras, escritores e também alunos e professores que expõem seus trabalhos. Com o tema “Um olhar mariuara sobre as diversidades literárias”, a Feira tem como objetivo estimular na população o gosto pela leitura, além de fortalecer o setor educacional e revelar novos escritores.

“Incentivar a leitura em crianças e também nos adultos é fundamental. Acreditamos que com a Feira do Livro ajudamos a plantar essa sementinha, a despertar a curiosidade, a busca pelo conhecimento e a paixão pelos livros”, explica a secretária de Educação de Marituba, Dayse de Souza Lopes.

A previsão é de que 70 mil pessoas visitem a Feira durante os seis dias de evento. Nos 120 estandes espalhados pelo ginásio, os visitantes poderão conferir exposições de trabalhos pedagógicos de alunos das escolas municipais e estaduais de Marituba. Vinte e duas editoras e sete livrarias também participam da Feira com valores diferenciados para livros adquiridos em seus estandes. 

Escritores locais como Lia do Socorro D. de Oliveira, autora de “Frutalogando contra preconceitos em busca da vida saudável”; e Luciane Ferreira da Cunha, autora de “Simplesmente um amor de verão”, ambas de Marituba, também são presenças confirmadas no evento. Elas irão autografar os exemplares de quem adquirir sua obra. Atividades culturais como shows de bandas paraenses, palestras, mesa redonda, contação de histórias, lançamento de vários livros, além de oficinas pedagógicas, prometem animar ainda mais a festa.

“A edição do ano passado foi um sucesso. Recebemos mais de 54 mil visitantes, além de expositores de outros municípios da Região Metropolitana de Belém. Ficamos muito orgulhosos pela dimensão que a Feira alcançou e esperamos repetir a dose este ano”, conta Dayse de Souza.  

A editora Planneta, que desde o início deste ano executa o projeto “Educa Marituba” por meio do programa Informática Educativa, também estará presente no evento. O projeto leva ensino tecnológico a 8.900 estudantes de Ensino Fundamental I e II, de 28 escolas municipais. 

Em um mundo cada vez mais digital, o programa Informática Educativa é um importante recurso didático-pedagógico que leva conhecimento e tecnologia ao ambiente escolar, integrando as diversas áreas do saber.  Além disso, o projeto Educa Marituba também oferece capacitação na área de Informática para os educadores da rede municipal de ensino.