Mais Acessadas

Manifestantes interditam trecho da BR-163, em Novo Progresso

PRF pede que condutores evitem a via no sentido do município de Novo Progresso.


Por: Redação ORM News com informações de Enize Vidigal/O Liberal Em 03 de abril, 2017 - 15h03 - Pará

Atualizada às 16h43

Manifestantes interditam parcialmente o trecho da BR-163, no KM 313, no município de Novo Progresso, no sudoeste paraense, desde 7h40 da manhã. A via foi liberada apenas para veículos leves e ônibus. Não há previsão de liberação da rodovia. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), cerca de 30 pessoas, dentre produtores rurais e garimpeiros, reivindicam o fim dos embargos junto ao Ibama. 

Foto: Divulgação/PRF

Os manifestantes buscam chamar a atenção do Congresso Nacional para a Medida Provisória 756, de 2016, de iniciativa do presidente Michel Temer, que altera os limites atuais da Floresta Nacional do Jamanxim e cria a Área de Proteção Ambiental do Jamanxim. A Flona compreende a metade do território de Novo Progresso. A MP determina que os imóveis rurais privados existentes na Flona Jamanxim fiquem declarados de utilidade pública para fins de desapropriação, enquanto os terrenos rurais ocupados na área da futura APA poderão ser regularizados. 

Em nota, a PRF pediu que os condutores evitem se direcionar no sentido do município para, assim, evitar uma aglomerado maior de veículos. Até o momento, há um congestionado de 2km no setido Santarém/Cuiabá, segundo informou a assessoria de comunicação do órgão.