Liah Soares grava DVD no Theatro da Paz nesta quinta

Cantora realiza hoje o sonho de subir ao palco do Theatro da Paz. Show terá vários convidados especiais


Por: O Liberal Em 02 de outubro, 2014 - 09h09 - Música

Foto: Divulgação

O dia que a cantora paraense Liah Soares tanto sonhava chegou. Hoje, ela subirá ao palco do Theatro da Paz para a gravação de seu primeiro DVD, intitulado “Liah Soares - Ao Vivo”, com a companhia de artistas nacionais e internacionais, como Pinduca, Padre Reginaldo Manzotti, Gabriel Grossi e o argentino Luciano Pereyra. A direção do DVD é do também argentino Christian Valente, que, junto com Liah, passou a semana em ensaios com toda a equipe para dar à gravação, e por consequência ao produto final, a dinâmica de um show. A abertura dos portões é às 19 horas. Os ingressos estão esgotados.

Para Liah Soares, a oportunidade de cantar e gravar um DVD no Theatro da Paz é um sonho. Ela costuma dizer que, quando criança, enquanto as amigas falavam sobre casmanentos dignos de contos de fada, ela fantasiava com o dia em que faria seu o palco mais prestigiado do Pará - e um dos mais concorridos por artistas de todo o Brasil. “Ainda sinto um pouco como se fosse um casamento, para mim é como se estivesse indo casar. Dá um frio na barriga. Todo artista sonha em gravar um DVD e para mim tem um sabor especial. É um lugar que amo”, disse a cantora, nascida em Tucuruí e dona de uma carreira sólida: ela já tem quatro álbuns gravados, agora prepara o quinto e o primeiro DVD.

Durante a última semana, o sonho foi ganhando contornos de realidade. E, por mais que esperasse uma rotina atribulada às vésperas do grande dia, ela não chegou próximo do que realmente é o ritmo pré-gravação. “É tipo a loucura que eu esperava multiplicada por quatro”, brinca. “São tantos detalhes... Eu sou uma artista preciosista, quero acompanhar tudo. Vi os ajustes de LED, conferi o repertório. Tive até que fazer ajustes no figurino, já que com a ansiedade comecei a emagrecer (risos)”, detalhou.

Os últimos ensaios foram os mais minuciosos. Até os roadies, responsáveis por fazer as trocas de instrumentos e equipamentos sobre o palco, participam. Tudo para que o intervalo entre uma música e outra seja mínimo. “Apesar de ser uma gravação, não queremos muitas paradas, e sim fazer em ritmo de show. A perfeição não existe, mas procuramos encontrá-la sempre. E tenho recebido o apoio de toda a equipe, backing vocals, direção, produção, para isso”, explicou.

Tanto ensaio se justifica pela quantidade de pessoas envolvidas na produção. Há profissionais paraenses, pernambucanos, cariocas, um diretor argentino. 

Todos em prol da música brasileira. “Vamos defender a música paraense e brasileira para o mundo todo. Isso se reflete nos blocos do DVD e também nos convidados. As coisas aconteceram da melhor forma possível”.

Convidados

O time de convidados também impõe respeito. A convocação começou pela esfera regional, valorizando a prata da casa. “Desde cedo me apaixonei pelo carimbó. 

Tive a honra de conhecer o mestre Verequete e sempre quis fazer uma homenagem ao carimbó de raiz. Logo pensei no Pinduca, que foi meu primeiro convidado”, lembra. E, para comprovar que os ventos eram favoráveis ao novo trabalho, a homologação do carimbó como Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil, confirmado pelo Iphan no mês passado, deu um novo sentido à participação de Pinduca. “Ele até brincou comigo, que se eu não tivesse convidado antes, pensaria que era só porque o carimbó virou patrimônio nacional”, disse Liah. 

Além de Pinduca, participam da empreitada músicos significativos para sua carreira, como Ivete Sangalo, que já gravou duas músicas de Liah. A última delas, “Beijo de Hortelã”, ganhou um clipe gravado por Liah e Ivete, que entrará com oextra no DVD. Outro artista que estará presente nos extras é o cantor e compositor Ivan Lins. Há também os artistas que estarão presentes hoje, em cima do palco. Além de Pinduca, o Padre Reginaldo Manzotti, o gaitista Gabriel 

Grossi e o cantor argentino Luciano Pereyra farão duetos com Liah na noite de hoje. 

Ontem, véspera do show, Liah fez um último ensaio no Theatro da Paz. E ali procurou mentalizar o que acontecerá em breve: sentou em lugares de todos os setores do teatro, imaginou a casa cheia - já que os ingressos se esgotaram com antecedência - e buscou sentir a energia do lugar. “Como paraense eu sinto 

uma responsabilidade por fazer um show no Theatro da Paz, mas sem um peso. Sou suspeita para falar, mas não conheço um palco mais perfeito para o DVD. De todos os lugares se vê o palco muito bem. Tentei ver e imaginar tudo, mas a emoção do momento que vou viver com certeza será indescritível”.

A gravação do DVD “Liah Soares - Ao Vivo” será hoje, com abertura dos portões às 19 horas. O patrocínio é das ORM, Y. Yamada, Cecília Rascovschi, Alucar, Led Show., com parceria de Fazenda Hotel Vitória, Abelhuda, Gamma Publicidade, Bis Entretenimento, Mango Sonorização e Ellis Verline, com agradecimentos para os bailarinos da Compahia de Dança Cabanos.

Serviço-Gravação do DVD de Liah Soares - “Liah Soares - Ao Vivo”, com Pinduca, Padre Reginaldo Manzotti, Gabriel Grossi e Luciano Pereyra. Hoje, no Theatro da Paz (Rua da Paz, s/n), às 20 horas. Ingressos esgotados.