Mais Acessadas

Jovens homenageiam Nossa Senhora de Nazaré em procissão

Romaria da Juventude reuniu cerca de 60 mil pessoas neste sábado, em Belém


Por: Redação ORM News Em 15 de outubro, 2016 - 15h03 - Círio

Atualizada às 18h55

A tarde deste sábado (15) foi de render homenagens a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré durante a 16ª Edição da Romaria da Juventude, que reuniu cerca de 60 mil pessoas pelas ruas da capital paraense. A procissão saiu da Paróquia de Nossa Senhora da Divina Providência, no bairro de Val-de-Cães e seguiu até a Basílica Santuário, em Nazaré, com a presença de Dom Irineu Roman, bispo auxiliar de Belém e demais padres da Arquidiocese. 

Veja imagens da Romaria da Juventude:

Com o tema “Maria, Porta da Misericórdia”, a procissão reuniu a Juventude Católica de Belém que percorreu nove quilômetros em procissão, num percurso onde os jovens acompanharamm a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, louvando, cantando e rezando.

A Romaria da Juventude é uma das 12 procissões oficiais do Círio de Nazaré. Com programação destinada e organizada pelos Jovens, a procissão é realizada há 16 anos, sempre no primeiro sábado após o Círio.

Além da Imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, outro símbolo da Romaria da Juventude é a Cruz Missionária. Com aproximadamente 4 metros, o objeto sagrado é todo feito em madeira e é levado por todas as paróquias participantes em esquema de revezamento. O objeto foi inserido em 2007, e simboliza o ato de os discípulos (jovens cristãos) levarem o nome do Cristo para ser mais conhecido e amado com a intercessão de Maria, a Virgem de Nazaré.

A Romaria da Juventude foi criada pelo Padre Barnabita Manoel Balbino, e instituída por Dom Vicente Zico. Naquela época, a Romaria era realizada apenas entre as comunidades da Paróquia de Nazaré e reunia poucos jovens.