Mais Acessadas

Inscrições para oficina de empreendedorismo estão abertas

Cursos são oferecidos pela UEPA e UFPA


Por: Redação ORM News Em 28 de agosto, 2015 - 11h11 - Pará

A Universidade do Estado do Pará (UEPA) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA – Universitec, abriram inscrições gratuitas para Oficina de Criação e Validação de Ideias com Design Thinking. São duas turmas e as aulas serão ministradas nos dias 29 de agosto e 12 de setembro.

A oficina será realizada no auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia – CCNT/UEPA, localizado na Travessa Enéas Pinheiro. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet. A proposta da oficina é ser uma dinâmica para entender o processo de concepção e identificação de oportunidades em problemas reais da sociedade, primeiro passo para o desenvolvimento de ideias inovadoras que representem soluções eficientes para tais questões. O facilitador será Adailton Magalhães Lima, professor de Engenharia de Software na UFPA, com experiência no ensino e pesquisa de metodologias sobre criação de novos negócios como Lean Startups e Design Thinking.

'Design Thinking é uma metodologia que ajuda o processo de design de novos produtos ou serviços baseando-se em dados ou experiências reais. Com essa abordagem são esperados resultados de produtos e serviços que sejam derivados das necessidades reais do público alvo e não soluções inventadas que posteriormente vão ser validadas junto ao público', explica. 

Além do Design Thinking, a oficina irá abordar ferramentas como o Warm up. 'Warm up é o processo de pré-aceleração que tem como principal objetivo ajudar a aprimorar ideias, transformando-as em negócios rentáveis, testando hipóteses, conhecendo melhor o perfil empreendedor de cada um e dando a oportunidade para que conheçam melhor a aceleradora', explica Adailton. Técnicas de Dinâmica de Ideação e de Validação também serão discutidas.

Desafio Inove+

A oficina integra a programação do Desafio Inove+ 2015, a maior competição universitária de ideias inovadoras do Pará. Este ano, serão distribuídos R$ 7 mil em prêmios às melhores ideias. Estudantes de ensino superior de todas as instituições do estado podem participar. 'O Brasil é líder mundial em número de empreendedores. 60% dos alunos da graduação têm interesse em empreender. Em busca de incentivar a criação e o amadurecimento de ideias inovadoras com potencial para gerar negócios, a Universitec convoca todos os estudantes para participar do Desafio Universitário Inove+ 2015', destaca Gonzalo Enríquez, diretor da Universitec, que promove a iniciativa.

O objetivo da oficina é qualificar os alunos, gerando um nivelamento que permita alto desempenho durante o Desafio Inove+ com a aplicação do conhecimento que será repassado. 'O empreendedorismo essencialmente ajuda a buscar soluções a problemas do mundo de forma prática. Para quem está na graduação, o empreendedorismo ajuda a criar uma forma de pensar prática e aplicada dos conhecimentos e experiências adquiridos na universidade, além de gerar um egresso que tem grande potencial de gerar inovações na forma de novos serviços, produtos, ou até mesmo criar novas profissões na sociedade', destaca o professor.