Mais Acessadas

Inscrições abertas para mais de mil vagas na UFPA

Concurso permite que alunos da UFPA troquem de curso e que outros universitários se “transfiram” para a federal paraense


Por: Redação ORM News com informações da UFPA Em 13 de outubro, 2016 - 10h10 - Educação

Foto: Reprodução/ internet

Começa a partir das 14h desta quinta-feira, 13 de outubro, o prazo para inscrição no Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica (Moba) 2016 da Universidade Federal do Pará (UFPA), concurso conhecido entre os estudantes como “Vestibulinho”. A seleção oferta este ano 1.038 vagas em 162 cursos de graduação distribuídos em 11 cidades paraenses. As inscrições seguem até o dia 3 de novembro no www.ceps.ufpa.br ou diretamente na página do concurso.Acesse aqui edital com todas as regras da seleção. 

Este ano a taxa de inscrição custa R$ 70,00 e pode ser quitada até o dia 4 de novembro, mas os estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem informar seu Número de Identificação Social (NIS) no formulário de inscrição e solicitar a isenção do pagamento. Porém, o pedido deve ser feito das 14h do dia 13 de outubro até às 17h do dia 18 do mesmo mês.

Vagas e prova - O concurso, na verdade, reúne dois processos seletivos. Este ano são 480 vagas destinadas ao Processo Seletivo á Mobilidade Interna (Mobin), o qual permite que alunos da UFPA “troquem” de curso; e 558 vagas para o Processo Seletivo á Mobilidade Externa (Mobex), o qual permite aos universitários de outras instituições se “transferir” para a federal paraense. Pessoas já formadas (no Brasil e no exterior) ou cuja vaga na universidade foi prescrita também podem se inscrever pelo Moba/Mobex.  

Os candidatos inscritos farão uma prova objetiva com 40 questões de múltipla escolha agendada para o dia 18 de dezembro, das 14h às 17h. O exame será aplicado nas cidades de Abaetetuba, Altamira, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal e Tucuruí. 

O número de questões por disciplina varia conforme a área de conhecimento do curso preterido pelos candidatos. A indicação sobre essa divisão está no item 8.5 do edital e o conteúdo programático está disponível aqui. Para disputar vagas os candidatos precisam acertar pelo menos 40% das questões.

Novidades – A partir deste ano a UFPA implementa algumas novidades na seleção. Agora podem se inscrever na disputa por vagas os candidatos que cursaram um ano letivo ou no mínimo 25% e não mais que 75% da carga horária total do curso ao qual está vinculado.

Outra alteração diz respeito aos critérios de desempate. A partir de 2016 diante de empates a UFPA irá observar a maior nota na Prova de Língua Portuguesa, depois a maior nota em disciplinas conforme a área do curso no qual o candidato está disputando vagas e, por fim, beneficiará o candidato mais velho. Na última seleção, 5.663 pessoas se inscreveram no concurso, sendo 813 na modalidade Mobin e outras 4.850 na modalidade Mobex.

Serviço- Inscrições para o Processo seletivo à Mobilidade Acadêmica da UFPA (Moba 2016). Prazo: de 14h do dia 13 de outubro às 17h do dia 3 de novembro. Solicitação de isenção da taxa de inscrição de R$ 70,00: De 13 a 18 de outubro. Confira aqui o edital com todas as regras da seleção. Na página do concurso já estão disponíveis a agenda do certame, o conteúdo programático da prova e os formulários de solicitação de atendimento especial.Informações: (91) 3201.7382 ou www.ceps.ufpa.br.