Mais Acessadas

Imagem da Aparecida chega nesta sexta-feira a Belém

Visita faz parte das celebrações pelos 300 anos do achado no Paraíba do Sul


Por: O Liberal Em 17 de março, 2017 - 06h06 - Belém

Foto: Eduardo Saraiva

A Arquidiocese de Belém recebe, hoje (17), a visita de uma das Imagens Jubilares de Nossa Senhora Aparecida. A celebração será presidida por dom Alberto Taveira Corrêa, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, pela manhã. Na noite de hoje, também haverá vigília mariana no Seminário Arquidiocesano São Pio X, em Ananindeua, por volta das 23h, horário previsto para a chegada da imagem a Belém.

Este ano, a Igreja do Brasil comemora os 300 anos de achado da imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul, encontrada no ano de 1717. Para celebrar a data, seu Santuário Nacional organizou, desde 12 de outubro do ano passado, o Jubileu “300 Anos de Bênçãos”, com uma programação devocional e obras de fé para a vivência do grandioso tricentenário.

Na capital paraense, foram desenvolvidas várias atividades para marcar a acolhida da imagem destinada a permanecer na Arquidiocese. Amanhã, a partir das 7h, será iniciada a peregrinação da Visita Jubilar com uma carreata partindo do Seminário, localizado na rodovia BR 316.

A carreata contará com o apoio da Diretoria da Festa de Nazaré e percorrerá as principais ruas da capital até à Catedral Metropolitana, local da primeira parada da Visita Jubilar, onde acontecerá a Santa Missa às 9h, presidida por dom Alberto Taveira Corrêa. 

Após sair do Seminário São Pio X, a carreata deverá percorrer a avenida Almirante Barroso, Travessa Antônio Baena, Rua Antônio Barreto, seguindo pelas avenidas Doca de Souza Franco e Boulevard Castilho França, passando pelo Ver-o-Peso e finalizando na Catedral.

A imagem permanece na Sé até às 19h, quando haverá nova carreata, rumo ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no bairro de mesmo nome, que, por sua vez,  inicia, dia 20, as peregrinações.

Até o dia 26 deste mês, a imagem visitará cada uma das sete regiões episcopais e, permanecendo nas que tenham Maria como sua padroeira. Em cada uma delas, seguindo-se à solene acolhida da imagem, haverá momentos de oração e celebração eucarística, presidida por Dom Alberto e concelebrada por Dom Irineu.

O encerramento será na Paróquia Nossa Senhora de Aparecida, no dia 26, às 18h, com transmissão ao vivo para todo o Brasil. Para dom Alberto Taveira, a participação da Arquidiocese de Belém no Ano Mariano reforça a grande devoção mariana, marca do povo paraense: “A experiência de fé cristã do paraense tem essa conotação mariana de grande importância e significado. As várias devoções, o título de Nossa Senhora Aparecida ou de Nossa Senhora de Nazaré ou qualquer outro título mariano, tudo isso sempre reforça a experiência da devoção a Nossa Senhora e o carinho que temos para com ela porque é a primeira na escuta e na vivência da Palavra de Deus. Portanto, durante este ano, que é o Ano Mariano Nacional, a Igreja de Belém espera poder contar com a  participação maciça do povo  católico em todos os momentos dessa providêncial visita”.