Mais Acessadas

Hospital reaproveita água e gera economia em conta de luz

Local conseguiu economizar 357.000 litros de água por mês


Por: Redação ORM News Em 24 de março, 2017 - 11h11 - Economia

Com a reorganização do funcionamento da bomba de água do Hospital Regional do Sudeste do Pará, em Marabá, a empresa responsável pela administração do local conseguiu economizar 357.000 litros de água por mês, quantidade equivalente ao consumo médio de, pelo menos, 19 residências. Além da economia de água, a mudança também representou uma redução mensal de R$ 6.000 na conta de energia, garantindo o retorno do investimento já nos primeiros 30 dias.

Isso foi possível porque a instituição adotou o uso de uma caixa d'água que permite o reaproveitamento do líquido por um período de 20 dias. A água circula da caixa d'água para a bomba, criando o vácuo que é armazenado em frascos coletores nas Unidades de Internação, de Terapia Intensiva, Acolhimento e Centro Cirúrgico, para aspirar substâncias de pacientes. Após alimentar a bomba, a água retorna para o reservatório, livre de qualquer contaminação.

Anteriormente, como a água era retirada diretamente do poço artesiano, a bomba do sistema era acionada a cada cinco minutos, o que resultava em um consumo médio mensal de 360.000 litros de água. Após a transformação, o disparo varia entre 20 a 30 minutos, dependendo do uso do sistema a vácuo. E, dessa vez, ela é acionada para fazer o processo de reaproveitamento da água a partir da caixa d'água.

De acordo com o diretor-geral da unidade, Valdemir Girato, ações como essa refletem na qualidade do atendimento ao usuário. ''O nosso foco é buscar sempre ações inovadoras que contribuam para a ampliação da qualidade da assistência e para a sustentabilidade financeira do hospital'', argumentou o administrador. Ele comenta, ainda, que a valorização da sociedade e ao meio ambiente na tomada de decisão é um dos princípios organizacionais da instituição.