Mais Acessadas

Hospital realiza primeira cirurgia cardíaca no interior

Paciente foi o adolescente E.F.B.S., de 14 anos, que nasceu com um problema no coração


Por: Redação ORM News com informações de assessoria Em 03 de abril, 2017 - 11h11 - Pará

O Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, oeste paraense, realizou a primeira cirurgia cardíaca na última semana. O paciente foi o adolescente E.F.B.S., de 14 anos, que nasceu com um problema no coração, chamado de comunicação interatrial, que o impedia de fazer esforços. 

“Antes eu queria brincar com meus irmãos e sentia dificuldade em respirar, tinha falta de ar, cansava muito rápido e, por isso, não conseguia brincar com eles. Agora, se Deus quiser, eu vou estar livre, correndo. Agora está tudo bem. Agradeço muito ao médico e ao hospital pelo que fizeram por mim”, conta o adolescente.

Foto: Divulgação

Essa foi a primeira cirurgia cardíaca realizada em um hospital público no Pará, fora da capital. A intenção do hospital é expandir o serviço, para que os procedimentos do tipo se tornem rotina. “Fizemos toda a composição da estrutura para conseguir tratar dele aqui. Isso, na verdade, é o primeiro passo, que significa a independência da região oeste do Pará em relação aos problemas cardiológicos que precisam de tratamento cirúrgico em Belém”, explica o cirurgião cardíaco Renê Augusto Gonçalves.

Segundo secretário estadual de Saúde, Vitor Mateus, o HRBA é uma referência, amplamente reconhecida, com premiação e agora, passa a premiar a população com a realização de cirurgia cardíaca. ''Tivemos a felicidade de oportunizar para uma criança de 14 anos a realização da primeira cirurgia cardíaca. Uma questão que foi muito bem conduzida pela equipe de cardiologia do hospital, que possui um serviço de excelência e é uma referência em alta complexidade'', detalhou Vitor Mateus.