Mais Acessadas

Hospital de Altamira utiliza musicoterapia para tratamentos

A ideia do procedimento é tornar o ambiente mais agradável aos usuários


Por: Redação ORM News com informações de Agência Pará Em 22 de março, 2017 - 10h10 - Pará

O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, tem colocado um pouco mais de som em seus corredores. Isso porque a música passou a fazer parte do tratamento de alguns dos pacientes internados no local. O auxílio da 'musicoterapia', nome dado ao procedimento, tem agradado quem passa pelo HRPT.

Foto: Agência Pará

"O som do instrumento é perfeito, traz sentimento de tranquilidade. Sou adepta de boa música e amei ver a iniciativa dentro do hospital. É ótimo, muito bom mesmo para os pacientes e acompanhantes”, disse, feliz, a dona de casa Mariana da Conceição Menezes, de 28 anos, que acompanha o esposo internado na unidade.

A 'musicoterapia' é realizada às quintas-feiras, a partir das 9h. Canções clássicas e sucessos da Música Popular Brasileira (MPB) fazem parte do repertório oferecido aos pacientes. As apresentações tem em média uma hora e meia e contemplam todas as unidades de atendimento do HRPT. 

De acordo com o diretor-geral do Hospital, Edson Primo, a iniciativa proporciona mudanças físicas e emocionais nos pacientes. "Esse projeto valoriza a saúde, facilita a relação com o usuário, pois a música promove a sensação de bem-estar, atuando no paciente como um agente eficiente e protetor. Por isso, o Hospital Regional endossou a proposta, que visa proporcionar um tratamento mais efetivo e com melhor aceitação", explicou.