Mais Acessadas

Fragmento de foguete espacial deve ficar em Salinas

Agência espacial do Reino Unido disse que não tem interesse na peça achada no interior do Pará


Por: Redação ORM News Em 30 de abril, 2014 - 17h05 - Pará

Atualizada às 18h23

A Aeronáutica enviou uma equipe ao local onde foi achado o fragmento de um veículo espacial na localidade de Vila Macapazinho, em Salinópolis, nordeste do Pará. A peça, que foi encontrada por um pescador, ficará no município, de acordo com informações da assessoria de imprensa da Agência Espacial Brasileira. 

Foto: Tarso Sarraf (O Liberal)

Segundo a AEB, o artefato integrante da fuselagem do foguete Ariane 5, ficará à disposição da prefeitura da cidade e governo do Estado por não representar perigo radioativo. A AEB informou que agência espacial do Reino Unido informou não ter interesse na devolução da peça.

Ontem a agência espacial do Reino Unido confirmou em seu perfil no Twitter que a peça pertence ao foguete Ariane 5. O veículo levou ao espaço o satélite AlphaSat em julho do ano passado. O lançamento aconteceu de uma base na Guiana Francesa.

O Ariane 5 é especializado no transporte de satélites até o espaço e módulos de carga para a Estação Espacial Internacional (nome em português da International Space Station), localizada a 400 quilômetros de altitude da Terra e habitada por astronautas de diferentes nacionalidades desde o ano 2000.

Em 2013, o foguete também lançou ao espaço o módulo de carga que levou suprimentos como comida, água, roupas e correspondências de familiares aos ocupantes da ISS.