Mais Acessadas

Fórum promove encontro entre profissionais de meio ambiente

Evento buscou orientar o empresariado paraense a fim de prevenir e conter grandes impactos


Por: Redação ORM News Em 21 de março, 2016 - 18h54 - Belém

Foto: Cristino Martins/ O Liberal

Exercício fundamental para o sucesso dos negócios, o diálogo nem sempre é tão fácil de ser posto em prática. Muitas vezes faz-se necessário que seja estimulado para que, através dele, propósitos importantes sejam alcançados. Essa foi a proposta principal do I Fórum de Direito Ambiental, ocorrido na última semana, em Belém. O evento reuniu empresários, autoridades e profissionais ligados ao meio ambiente para promover conhecimento, diálogo e debate sobre o tema. A iniciativa partiu do escritório Nelson Wilians & Advogados Associados (NWADV), filial Pará, que buscou orientar o empresariado paraense a fim de prevenir  e conter grandes impactos. Além de defesas ambientais em notificações e auto de infração aplicadas por órgãos fiscalizadores, bem como na educação empresarial preventiva.

O advogado Alexandre Freire, sócio diretor da filial do escritório em Belém e idealizador do fórum, avaliou que os investimentos públicos no setor ainda não são suficientes para impulsioná-lo a desenvolver todo o seu potencial. ‘O empresariado paraense tem muito interesse na evolução, na infraestrutura, nas melhores gestões que o Pará pode proporcionar. Infelizmente, percebemos que a falta de gestão na prevenção ou assessoria consultiva e acaba dificultando um pouco esse planejamento. Por isso, nós pretendemos com esse evento que haja cada vez mais uma interação empresarial e social’, explicou.

A professora e advogada Maria Angélica de Almeida, especialista em Direito Ambiental, foi uma das palestrantes e abordou as principais questões e resoluções que devem ser discutidas em 2016. Entre elas estavam repercussão jurídica de temas atuais. Já o segundo palestrante foi o contador Ademir Pereira de Souza Junior, doutor em Administração pela Universidade Latino Americana, que falou sobre a oportunidade para amenizar a crise econômica diante do cenário tributário atual com consultoria preventiva e assessoria na redução tributária/contábil.

O presidente do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) José Fernando Gomes esteve presente no evento e elogiou a iniciativa. ‘Esse evento existe para falar sobre o meio ambiente dentro da semana da mineração. Nós também tivemos a sessão especial na assembleia, além do evento de sucesso do escritório Nelson Wilians, com o apoio da Simineral. O meio ambiente está umbilicalmente ligado com a mineração e a mineração do estado do Pará é um case de sucesso para o mundo - pois mostra como nós respeitamos o meio ambiente, a sustentabilidade e a sociedade em que atuamos’, comentou.