Festa da gastronomia será realizada nesta sexta e sábado

Evento terá dois dias dedicados aos sabores tradicionais da França


Por: O Liberal Em 23 de setembro, 2016 - 08h08 - Exposições

Foto: Divulgação

A gastronomia francesa, reconhecida mundialmente como patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) será tema, a partir de hoje (23), da Fête de la Gastronomie. O evento ocorre anualmente na França e em vários outros países. Em Belém, será na Aliança Francesa. A Fête de la Gastronomie será realizada hoje e amanhã com diversas atrações relacionadas a este universo para alunos, professores e grande público. O começo será com o curso de degustação de vinhos e queijos, hoje, para uma turma de 20 pessoas. Amanhã, todo o público poderá participar da festa, das 9h às 13h. A expectativa é que 800 pessoas participem da feira.

Todos os anos, a ‘Fetê’ se propõe a homenagear um assunto específico que estimula o conhecimento mais apurado da gastronomia francesa. Nesta edição o tema será “Cozinhas populares pertencem a todos” que simboliza a valorização dos produtos locais e artesanais franceses. Esta será uma possibilidade de novas descobertas aos participantes que ainda poderão degustar algumas iguarias da França.

“O objetivo deste ano no evento é mostrar como a cozinha francesa é popular, seja em um grande restaurante, ou na cozinha familiar. Colocar isto de uma forma simples. A cultura francesa vai ser exposta pelos alunos que vão ficar responsáveis por mostrar cada uma das regiões da França e também as regiões de Guadalupe e Guiana Francesa. Os participantes também vão fazer degustações, não vai ter venda de pratos aos públicos, somente degustação”, contou a produtora cultural da AF, Ana Cláudia Rolim.

De acordo com ela, os alunos ainda poderão demonstrar a união das culinárias francesas com a paraense como, por exemplo, as tortas francesas conhecidas como quiches feitas com recheios paraenses, como jambu com camarão rosa. “Eles tem a oportunidade de serem criativos”, falou. O quiche é um tipo de torta francesa feita com recheio à base de ovos e creme de leite ao qual se adicionam pedacinhos de toucinho defumado, e que não leva cobertura. Também ocorrerão amostras de experimentações culinárias, competição de receitas entre as turmas e muito mais.

Já o curso desta sexta-feira irá apresentar uma pequena introdução dos vinhos harmonizados com queijos franceses. O curso será ministrado pela sommelière e proprietária do restaurante Le Bistrot, Ana Luna Lopes, que trabalha há aproximadamente 20 anos na área. “Este é um curso voltado para quem está começando e quer aprender um pouco melhor de degustação de queijos e vinhos”, explicou. A taxa de inscrição para as vagas é de R$ 150 para público externo e de R$ 120 para o interno da Aliança Francesa..

Serviço:

Fetê de la Gastronomie 2016 

Horários: hoje de 19h às 21h30 

Amanhã - Feira - 9h às 13h 

Local: Aliança Francesa - Travessa Rui Barbosa, 1851, Batista Campos, Belém.