Feira do Empreendedor abre com lançamento de programas

Evento que vai até o 19 com slogan 'Negócios que pulsam no ritmo das oportunidades'


Por: Redação ORM News com informações de Vito Gemaque de O Liberal Em 16 de novembro, 2016 - 23h11 - Negócios

Foto: Cristino Martins/ O Liberal

A 8ª Edição da Feira do Empreendedor foi aberta ontem no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, nesta quarta-feira (16), com o lançamento de três novos programas governamentais que buscam incentivar a produção de micros e pequenas empresas do Estado do Pará. O governador Simão Jatene sancionou a Lei do Pará Profissional, entregou o Estatuto da Micro e Pequena Empresa e a Lei Estadual de Inovação. Com slogan ‘Negócios que pulsam no ritmo das oportunidades’. A abertura contou com a presença de diversas autoridades estaduais.  ‘Aproveitamos o momento da feira até como forma de sinalizar esta parceria para sancionar alguns projetos de lei que tem tudo haver com a busca de oportunidades e inventivo ao empreendedorismo em si’, explicou o governador Jatene.

Entre os projetos sancionados estão o projeto de Lei 182/2016 que institui o Programa Pará Profissional. O programa pretende qualificar jovens e adultos com educação profissional e tecnológica, em consonância com as demandas sociais existentes, as vocações produtivas regionais, a superação das desigualdades, a promoção da inclusão social, a melhoria de renda e a garantia de maiores oportunidades de trabalho e emprego para os cidadãos.

Todas as regiões de integração do Pará serão atendidas, justamente para que após os cursos, os concluintes tenham maiores possibilidades de acesso ao emprego ou de criação do próprio negócio. Os cursos deverão ser realizados nas estruturas das escolas tecnológicas estaduais, em escolas normais estaduais e municipais de ensinos Fundamental e Médio, ou em ambientes adequados oferecidos por empresas. "É você ter a flexibilidade para buscar aquele profissional para poder ensinar aqui. Normalmente você valoriza o espaço, mas o mais importante é o instrutor, é aquele que transmite o conhecimento é aquele que vai formar novos profissionais", destacou Jatene.

A iniciativa deve promover cursos profissionalizantes nas modalidades de ensino técnico subsequente e a formação inicial e continuada, o estabelecimento de parcerias que potencializem, a interiorização da educação profissional e tecnológica por parcerias dos municípios e demais atores locais e regionais, e alcançar o maior número pessoas com um sistema eficaz de educação à distância.

Inovação

Outro Projeto de Lei sancionado foi o de nº 181/ 2016, de iniciativa do Poder Executivo, conhecido como Lei Estadual de Inovação, que dispõe sobre os incentivos à inovação, à pesquisa científica e tecnológica e à engenharia não rotineira, visando ao desenvolvimento tecnológico, econômico, científico e social no contexto da competitividade e sustentabilidade do Estado do Pará. 

A nova legislação facilitará a cooperação entre os setores público, privado, e a academia, para incentivar a pesquisa, a extensão científica, a inovação e o desenvolvimento de produtos para tornar o Pará em um dos Estados mais competitivos do mercado nacional e mundial. Dentre os objetivos está o incentivo para que pesquisadores e estudantes trabalhem com esta temática em discussões, bem como a participação de inventores independentes. 

O projeto prevê que o Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Consectet) seja o órgão representativo do Sistema Paraense de Inovação (SPI), além de direcionar o SPI como responsável pelas articulações institucionais orientadas à proposição, ao planejamento e à viabilização de ações conjuntas voltadas ao desenvolvimento do Estado, indutoras e facilitadoras da inovação. 

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Fabrizio Guaglianone, três grandes matrizes estão pautados para a Feira do Empreendedor deste ano. O primeiro é o ambiente de negócios, oportunidade de negócios e a capacitação profissional. "O que manda mesmo é a profissionalização, com 300 eventos de capacitação e 20 mil vagas de capacitação gratuitas para as pessoas do Estado. Dentre os participantes do evento tem caravanas de vários municípios do interior", destacou.

Serviço- 8ª Feira do Empreendedor, de 16 a 19 de novembro, no Hangar- Centro de Convenções, das 9 horas até 22h. Programação e inscrições disponíveis no site: http://feiradoempreendedorpa.com.br. Entrada franca.