Mais Acessadas

Espaço São José Liberto recebe “Maria de todos os santos”

Mostra de imagens sagradas será lançada nesta quarta-feira, a partir das 18h.


Por: Portal ORM Em 02 de outubro, 2017 - 15h03 - Círio

O Espaço São José Liberto recebe, pelo terceiro ano, a exposição “Maria de todos os santos”. A abertura da mostra de imagens sacras será nesta quarta-feira (4), a partir das 18h, na Capela São José. Cerca de 50 peças do grupo EntreSantos com medidas entre 25 cm e 50 cm ficarão em exposição comercial aberta ao público até o dia 30 de outubro. 

Além da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, também serão apresentadas imagens outros santos, feitas sob diversas técnicas de estilo e pintura que foram desenvolvidas pelas artesãs, a partir de imitação de diversos materiais como a porcelana, ferro, marfim e madeira, além de imagens no tradicional estilo barroco. Todas as peças são em gesso.

As peças são produzidas no atelier do EntreSantos, que foi criado em 2013 e é formado pelas artesãs Amélia Franco, Lilian Chaves, Betty Castro, Cidia Martins e  Linda Toscano. “A finalidade do grupo era se reunir para bater papo, pintar os santos... É uma terapia, uma distração desse grupo. Depois de um tempo, estávamos com um número muito grande de santos e nós precisávamos achar algum lugar para comercializar esses santos e foi aí que nós criamos a EntreSantos Artesanatos”, conta Amélia Franco.

A exposição “Maria de todos os santos” é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) – organização social que gerencia o Espaço São José Liberto, em parceria com o coletivo de artesãs EntreSantos e apoio da Universidade do Estado do Pará por meio do Núcleo de Arte e Cultura.