Época de colheita: aprenda a receita de brigadeiro de milho

Fácil de preparar, o doce é uma boa sugestão para as festas juninas. Dica para enrolar melhor é deixar o brigadeiro 12 horas na geladeira


Por: G1 Em 14 de junho, 2015 - 16h04 - Gastronomia

O milho é um grão que faz parte do cardápio de muitos brasileiros. Com ele é possível fazer os mais variados pratos, entre doces e salgados, com destaque para os bolos, pamonha e curau.

Aproveitando a época de colheita do milho safrinha no Paraná, o Caminhos do Campo procurou uma receita diferente para preparar com o grão. A doceira Gisele Sornas, de Cianorte, noroeste do estado, ensina como fazer um brigadeiro de milho.

"Eu decidi fazer por causa da época de festas juninas, e achei a receita em uma revista. Fiz o teste, deu certo e ficou muito saborosa. Aí incluí no cardápio", conta.

Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 2 colheres de manteiga
- 2 espigas e 1/2 de milho
- açúcar e canela a gosto pra cobrir o brigadeiro

Modo de fazer:
Primeiro cozinhe as espigas. Depois, corte os grãos de milho e bata no liquidificador com o leite condensado até ficar uma massa homogênea.

Na sequência, é preciso coar a mistura em uma peneira. Retire o bagaço e leve ao fogo a mistura mais líquida com a manteiga.

Mexa até formar uma massa consistente. Deixe na geladeira por aproximadamente 12 horas. Aí é hora de enrolar e decorar com açúcar e canela a gosto.