Mais Acessadas

Enem 2016 aplica neste domingo o último dia de provas

Portões fecham às 13h do horário de Brasília, e candidatos terão cinco horas e meia para responder a questões de matemática e a redação


Por: G1 Em 06 de novembro, 2016 - 09h09 - Educação

Depois de um primeiro dia de provas tranquilo, mas com alta exigência de conhecimentos em física e química, e maior ênfase em sociologia e filosofia, a edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplica neste domingo (6) o segundo e último dia provas. Desta vez, os candidatos terão cinco horas e meia para responder a 45 perguntas de matemática, 45 questões de linguagens e a prova de redação.

Foto: G1

No segundo dia do Enem, as mesmas regras do primeiro continuam valendo. O edital do Enem permite que os participantes levem comida e bebida para a sala de provas. É possível que o candidato leve garrafa d'água e lanches leves. O candidato pode levar potes de comida transparentes.

Veja se você está com tudo pronto para as provas na lista abaixo:

Pode levar bebidas e comidas.

Não pode ir de boné e/ou de óculos escuros.

Não pode levar smartphones e tablets.

Na folha de respostas, só use caneta transparente preta.

Leve RG original.

Não é obrigatório imprimir cartão de confirmação, mas o Inep recomenda levar cartão impresso, para ver detalhes sobre local de provas.

Neste sábado, 405 locais de prova tiveram o Enem adiado para 3 e 4 de dezembro. O adiamento afeta 271.033 candidatos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) incluiu novos locais afetados durante manhã e enviou SMS para os inscritos informando o adiamento da prova. Durante o dia, o movimento foi tranquilo na maior parte dos locais de prova e, segundo o Inep, nos locais que tiveram o Enem adiado, fiscais estavam presentes para orientar os candidatos que não receberam o aviso da transferência de data das provas.

No Distrito Federal e no Pará, entretanto, duas instituições divulgadas como afetadas pelo adiamento tiveram prova aplicada. O Inep reconheceu o equívoco no envio das mensagens e garantiu que quem perdeu o exame poderá realiza-lo nos dias 3 e 4 de dezembro.

Prova difícil

Os professores consideraram difícil a prova do primeiro dia. Entre os temas que apareceram nas questões de ciências humanas estão Hamlet, Descartes crise dos refugiados e a xenofobia na Hungria, a evolução da vida no campo, o apartheid na África do Sul e a escritora brasileira Ana Cristina Cesar; em ciências da natureza, a composição do spray de pimenta, a cosmologia de Platão, diabetes e fezes de cachorro apareceram nas questões.