Mais Acessadas

Dom Alberto reza missa e empossa diretoria do Círio

Número de casais aumenta para 33 e coordenador terá mais um mandato


Por: O Liberal Em 16 de dezembro, 2016 - 08h08 - Círio

Foto: Elivaldo Pamplona/O Liberal

A posse da Diretoria da Festa de Nazaré, ontem (15) à noite, foi marcada pela celebração de missa na Basílica Santuário, e reunião na Casa de Plácido, contando com a presença do arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira. A Diretoria da Festa, responsável pela organização do Círio de Nazaré, aumentou de 31 para 33 casais integrantes e intensificará as ações de evangelização do Círio e patrimônio da Igreja, como anunciou o coordenador Roberto Souza. A Diretoria tem como presidente o reitor da Basílica Santuário, padre Luiz Carlos Gonçalves.

Dom Alberto Taveira observou que a Diretoria da Festa de Nazaré é quem fará o planejamento das atividades relacionadas ao Círio. “O Círio traz consigo novos desafios, e é a isso que eles vão responder”, destacou. Para o arcebispo metropolitano, o início das atividades da Diretoria da Festa reúne dois momentos, o de continuidade, de o Círio como um tesouro, uma tradição da população paraense, e ao mesmo tempo as pessoas são desafiadas com as novas circunstâncias, como a chegada de quem vem para os eventos da quadra nazarena, a visita da imagem, como a programação deste ano que ultrapassou 400 visitas com a imagem peregrina nos meses de setembro e outubro. 

A estruturação do Círio é um outro desafio a ser enfrentado pelos organizadores. A preparação do Círio significa a “comunhão de ideais”, da Arquidiocese, Diretoria do Círio e padres barnabitas, como ressaltou o arcebispo. No final da missa na Basílica Santuário, dom Alberto Taveira chamou os integrantes da Diretoria da Festa para se concentrarem no altar, a fim de juntos pedirem as bênçãos de Nossa Senhora de Nazaré para os trabalhos referentes ao Círio.

O coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré cumprirá seu segundo ano de um mandato de dois. Os demais membros da Diretoria têm um ano de mandato. Nesta nova Diretoria ingressaram três casais e um saiu. Na Casa de Plácido, os líderes religiosos e membros da Diretoria da Festa foram saudados com apresentação do Coral Vale Música, da Fundação Amazônica de Música, com patrocínio da Vale. O Coral é composto por meninos e meninas de 8 a 11 anos, estudantes de escolas públicas. 

PARCERIA

Roberto Souza afirmou que a realização do Círio somente é possível mediante a contribuição estratégica de parceiros. Ainda neste mês, os dirigentes da Diretoria se reunirão para definir ações, inclusive, a captação de recursos financeiros para os 12 eventos da quadra nazarena. O tema do Círio 2017 - “Maria, Estrela da Misericórdia” - foi entregue oficialmente por dom Alberto Taveira à Diretoria do Círio. O tema será trabalhado ao longo ano, servindo de referência para o roteiro das ações de evangelização a serem deslanchadas visando ao Círio, o que inclui o Livro das Peregrinações.

Na solenidade de ontem, os casais da Diretoria da Festa foram apresentados e também tomaram conhecimento de suas respectivas tarefas já relacionadas ao Círio 2017. A Diretoria manterá campanha de conscientização para que não seja cortada a corda do Círio.